-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Até 2025, 90% da população de cada freguesia terá cobertura de rede móvel e internet
Até 2025, 90% da população de cada freguesia terá cobertura de rede móvel e internet










A promessa foi deixada pela ANACOM, a entidade reguladora das telecomunicações em Portugal, que, esta manhã, esteve em Bragança a apresentar um estudo do desempenho de serviços móveis do Concelho, antecipando o futuro da cobertura nacional.
“As questões de falta de cobertura de rede móvel são um problema que temos vindo a alertar desde sempre. Ao longo dos últimos anos foram dados passos importantes e, finalmente, conseguimos um compromisso sério que nos indica que, até 2025, 90% de cada uma das freguesias terá cobertura garantida”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de apresentação que decorreu no Auditório Paulo Quintela.
“O objetivo é que, até 2023, todas as freguesias tenham uma cobertura garantida de 75% dos fogos habitacionais, e que, até ao final de 2025, essa garantia seja de 90%”, revelou João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, sublinhando que “esta evolução na região só foi possível graças à constante pressão e posição dos Municípios, em particular, mas também das várias Juntas e Uniões de Freguesias”.
Além das novidades em termos de objetivos de cobertura do território, a ANACOM explicou, também, as diferenças que o leilão do 5G vai trazer ao país em termos de concorrência, uma vez que entraram novos operadores no mercado nacional de telecomunicações. Isto terá impacto nas empresas que já estão no mercado, que terão de acompanhar, gerando uma nova dinâmica e permitindo o aparecimento de melhores ofertas a preços mais adequados.
O estudo realizado pela ANACOM, onde as diferentes operadoras nacionais apresentam uma fraca cobertura de rede nas áreas rurais do Concelho, indica que Bragança não é o município que se encontra em pior estado, ao nível das telecomunicações, na região de Trás-os-Montes e Alto. Isto, sobretudo, graças às parcerias feitas diretamente entre o Município e as operadas, que incluiu diversos incentivos à expansão da cobertura de rede, como a isenção de diversas taxas, e que resultaram em melhorias pontuais ao longo do território brigantino.
A análise efetuada pela ANACOM centrou-se na qualidade de receção em termos de serviço de telefonia (chamadas de voz e trocas de mensagens), de serviço de dados (com testes de velocidade de internet) e de sinal de rádio, com uma amostragem de 1572 chamadas, 378 sessão de dados e mais de 127 mil medições de sinal de rádio, recolhidas ao longo de mais de 660 quilómetros percorridos, entre os dias 8 e 17 de novembro de 2021, nas 114 aldeias do concelho.
Os dados recolhidos serão, agora, escrutinados pelo Município e por todas as Juntas/Uniões de Freguesias, por forma a cruzar os dados recolhidos com a perceção real das populações.
Pode consultar os resultados detalhados desta “avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE no concelho de Bragança”, realizada pela ANACOM, em baixo.
Avaliação do desempenho de servicos moveis e de cobertura GSM-UMTS-LTE no concelho de Braganca