Biblioteca Municipal acolheu apresentação de duas obras de Fernando Calado
Conteúdo atualizado em2025/02/1711:56
O romance histórico “José Jorge” e a antologia “O Pequeno Mundo da Nossa Taberna”, de Fernando Calado, foram apresentados, esta tarde, na Biblioteca Municipal de Bragança.
“Fernando Calado é um dos mais afamados autores transmontanos. As obras da sua autoria, que hoje apresentamos, não são apenas ficção, pois estão profundamente ligadas às histórias da nossa terra, o que lhes atribui valor acrescentado”, referiu Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na sessão de abertura. “Apoiar os autores da terra e aprofundar temas do nosso património e cultura são parte fundamental para a estratégia cultural do Município”, acrescentou.
A apresentação da obra “José Jorge” esteve a cargo do Prof. João Cabrita. Este livro é uma história de ficção que se cruza com factos históricos e narrativas do imaginário bragançano, sobre o lendário soldado José Jorge. A obra inclui a peça teatral «José Jorge» da autoria do capitão José Joaquim Pereira Trancoso.
Já o livro “O Pequeno Mundo da Nossa Taberna” foi apresentado pelo próprio autor e aborda episódios gastronómicos, receitas antiquíssimas, costumes, histórias de trabalhos agrícolas e da vida cultural e religiosa das gentes transmontanas, constituindo uma antologia de histórias inéditas e outras dispersas.