-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança a pedalar
Bragança a pedalar

Bragança é, cada vez mais, uma Eco Cidade e uma cidade inteligente, onde a mobilidade sustentável é assumida como uma prioridade e uma premissa de várias instituições, como o Município de Bragança ou o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Exemplo disso é o IPBike, promovido pelo IPB, a primeira das 15 instituições de ensino superior a implementar o projeto U-Bike Portugal, e que conta com diversos parceiros, entre eles o Município de Bragança, que contribuiu com 15 mil euros.
Apresentado publicamente, no dia 12 de dezembro, o IPBike estará a funcionar, em pleno, a partir do mês de janeiro de 2018, com a disponibilização de 100 bicicletas elétricas à comunidade escolar do IPB, que vão complementar as 20 Xispas, bicicletas elétricas asseguradas pelo Município de Bragança, desde 2015, e que se destinam a todos os cidadãos.
“É nosso objetivo continuar a ser um exemplo e uma referência no que toca a mobilidade sustentável, amiga do ambiente e económica. Por isso, estamos sempre disponíveis para apoiar projetos como o IPBike”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.
Recorde-se que o Município de Bragança tem assumido a mobilidade sustentável como uma das suas principais apostas, tendo implementado ou em curso diversos projetos, como:
- Instaladas em junho de 2015, as 20 Xispas já contam com mais de 40 mil horas de utilização;
- Vão ser criados mais 22 quilómetros de ciclovias, a juntar aos oito já existentes;
- Serão adquiridas mais duas viaturas elétricas para utilização dos serviços do Município de Bragança, que complementam as cinco viaturas elétricas já existentes (e que permitem que se percorram 200 quilómetros com um custo de, apenas, um euro);
- Para promover a mobilidade sustentável e amiga do ambiente no Parque Natural de Montesinho, vão ser adquiridas viaturas elétricas e 20 bicicletas de BTT;
- Já foram marcados 238 quilómetros de percurso BTT para promover a utilização de bicicletas;
- Para a Zona Histórica de Bragança, e tendo em conta a orografia do território, está prevista a implementação de um projeto que visa melhor a circulação da população em geral, sobretudo de pessoas com mobilidade reduzida.