-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança como bom exemplo de Competitividade e Inovação em Portugal
Bragança como bom exemplo de Competitividade e Inovação em Portugal














Foi no âmbito do “Roteiro dos Encontros para a Competitividade e Inovação” que, hoje, o Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, recebeu em Bragança a visita de uma comitiva liderada pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves, e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
“Para uma verdadeira coesão territorial, económica e social, é preciso criar mecanismos reais de aproximação e equilíbrio em termos de promoção económica no País. As empresas e, sobretudo, as pessoas devem ter o direito às mesmas oportunidades de crescimento, até nos territórios do interior”, referiu Hernâni Dias, na receção à comitiva, sublinhando que “não se trata apenas de questões de financiamento ou incentivo, porque, na verdade, existem problemas ainda mais estruturais”. “É preciso investir em territórios do interior, nas suas infraestruturas, e nisso o governo tem de ser promotor. Por exemplo, considero que para o desenvolvimento efetivo do distrito de Bragança seria importante existir investimento do estado em infraestruturas como o aeródromo, a ferrovia e as ligações rodoviárias”, reiterou, salientando a “importância dessas infraestruturas na competitividade de empresas e territórios”.
Em Bragança, o Roteiro incluiu uma reunião com empresários, associações e entidades públicas do Concelho, num momento de partilha e discussão de ideias. Além dessa reunião, a comitiva visitou, também, o MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação e as instalações do Brigantia Ecopark - Parque de Ciência e Tecnologia, onde foi possível conhecer, de perto, a realidade e o trabalho de várias das empresas e multi-nacionais ali instaladas. O roteiro terminou com uma visita à MAutomotive, na Zona Industrial de Mós.
Da comitiva fizeram também parte o Presidente do IAPMEI, Francisco Sá, a Presidente da Agência Nacional do Investimento, Joana Mendonça, e o Presidente do COMPETE, Nuno Mangas, entre outras individualidades.
Os Encontros para a Competitividade e Inovação iniciaram em Bragança e têm como objetivo dar a conhecer e colocar em evidência o tecido empresarial português e fomentar sinergias entre os vários agentes públicos e privados, dando especial atenção aos desafios que se perspetivam para as empresas e para as regiões.