-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança conquista seis distinções nos prémios “Melhores Municípios para Viver” em Portugal
Bragança conquista seis distinções nos prémios “Melhores Municípios para Viver” em Portugal
O Município de Bragança foi um dos grandes destaques na Gala de Entrega dos Prémios “Melhores Municípios para Viver”, que decorreu hoje, na Universidade de Coimbra. Nos vários rankings que avaliam a “Qualidade de Vida dos Municípios Portugueses”, Bragança destacou-se como o “3.º Melhor na Geral Nacional”, em 1.º na categoria “Ensino e Formação”, 2.º em “Mobilidade e Segurança Rodoviária” e 3.º em “Urbanismo e Habitação”, “Bem-Estar” e “Segurança, Diversidade e Tolerância”.
Para Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, “este ranking demonstra que, de facto, Bragança está no caminho certo, afirmando-se como o sítio ideal não só para viver, mas também para trabalhar, estudar, investir ou, simplesmente, visitar”. “Bragança ficou muito bem classificada em pontos estratégicos, como a segurança, a habitação, a tolerância, o ensino, a mobilidade, o urbanismo, o bem-estar, a diversidade, entre outros. Temas importantíssimos para o posicionamento e afirmação do território”, considerou o Presidente, sublinhando que “acredita que estes indicadores são muito importantes na capacidade que Bragança tem tido para contrariar e retardar a tendência de despovoamento do interior, com medidas e políticas concretas para a melhoria dos diferentes índices de avaliação deste ranking”.
Os Prémios “Melhores Municípios para Viver” consubstanciam uma avaliação profunda da qualidade de vida nos concelhos portugueses, num estudo elaborado pelo INTEC (Instituto de Tecnologia Comportamental), em colaboração com o Jornal de Notícias. Desde 2008, este ranking destaca os concelhos do país com melhor qualidade de vida, numa classificação global e em várias categorias. O estudo do INTEC foi efetuado através de inquéritos aplicados às populações dos diferentes municípios estudados e a análise de dados estatísticos.