-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança convida a provar Butelo com Casulas
Bragança convida a provar Butelo com Casulas

Bragança será, de 2 a 4 de fevereiro, destino obrigatório para os amantes de gastronomia. Além do Festival do Butelo e das Casulas, um certame que, todos os anos, atrai milhares de pessoas, Bragança será, também, anfitriã do Encontro Nacional de Confrarias (3 de fevereiro) e da Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que acontece de 2 a 13 de fevereiro, em 27 restaurantes da cidade.
“Este é um evento importante para Bragança, que valoriza um produto típico e característico da nossa região. Os números indicam que, ano após ano, existe não só um aumento na quantidade de produtos vendidos, mas também no número de visitantes”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na conferência de imprensa de apresentação do Festival do Butelo e das Casulas, que decorreu no dia 22 de janeiro.
O Festival do Butelo e das Casulas decorre, novamente, em pleno Centro Histórico de Bragança e conta com inúmeras surpresas para visitantes de todas as idades. Além de animação e atividades lúdicas para os mais jovens, o evento ficará, também, marcado por diversas iniciativas culturais com vista à valorização de um dos mais importantes tesouros transmontanos, a gastronomia.
Na Praça Camões, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, os visitantes poderão visitar os cerca de 19 produtores de butelo, casulas, fumeiro, pão, artesanato e outros produtos locais. Além desse espaço físico, o Festival do Butelo e das Casulas conta com múltiplas atividades. No dia 3 de fevereiro, pelas 11h00, no Auditório Paulo Quintela, decorre a apresentação “Elogio à Cozinha Transmontana”, uma iniciativa que contará com a presença da chef Justa Nobre, que falará sobre a importância de “Cozinhar as Origens”, e de Armando Fernandes, conceituado investigador e historiador que regressa à sua região natal com a nova obra sobre a gastronomia de Bragança - a “Carta Gastronómica de Bragança-matérias primas, produtos e práticas alimentares”. Ao início da tarde ( nos dias 3 e 4 de fevereiro), a partir das 15h00, na Praça Camões, acontece uma demonstração de produção artesanal de butelo e a sua confeção em pote de ferro.
A par do Festival do Butelo e das Casulas, de 2 a 13 de fevereiro, decorre a Semana Gastronómica subordinada a esta especialidade típica da região, em 27 restaurantes aderentes, que o convidam a experienciar um prato magnífico confecionado por mãos sábias e segundo os ensinamentos de outras gerações.
No dia 3 de fevereiro, decorre na cidade de Bragança, o Encontro Nacional de Confrarias, sendo anfitriã a Confraria do Butelo e das Casulas.
O que é o Butelo?
O butelo é um enchido que contém um recheio de “ossinhos” tenros do porco com a carne agarrada, ficando a fumar durante duas a três semanas. Tradicionalmente, o processo é feito nas lareiras das casas transmontanas, durante o inverno, para depois ser comido no Sábado de Carnaval, acompanhado de casulas, um feijão seco com a casca que, uma vez demolhado durante umas horas, é cozido com o enchido, normalmente na água da segunda cozedura deste.