-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança debate o turismo inteligente
Bragança debate o turismo inteligente

Apresentada à imprensa no dia 26 de novembro, a 5.ª Edição do SMARTRAVEL realiza-se de 6 a 8 de dezembro, em Bragança, e destaca o empreendedorismo e as novas centralidades europeias.
“O SMARTRAVEL é um evento consolidado, com um vasto contributo para o debate sobre o turismo inteligente. É uma grande ajuda para a evolução das cidades e que faz de Bragança um espaço de debate e reflexão na área”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, recordando que “este evento é uma referência, não só nacional mas também internacional, revelando-se uma oportunidade para Bragança continuar a dar-se a conhecer, posicionar-se cada vez mais como uma opção alternativa às grandes metrópoles e enquanto destino genuíno tecnológico, criativo, participativo, competitivo e sustentável.”
Bragança, que integra o top 4 das cidades mais inteligentes de Portugal, de acordo com o Smart City Index Portugal, promove a quinta edição do evento internacional SMART TRAVEL, de 6 a 8 de Dezembro. São dois dias de debate, reflexão e apresentação de soluções, ferramentas e boas práticas para o turismo em cidades inteligentes de pequena e média dimensão, como forma de potenciar um estruturado e sustentável desenvolvimento económico e social.
Considerado como um dos mais importantes eventos do calendário internacional para debater o turismo, a sustentabilidade, a inovação e as smart cities das regiões de baixa densidade, o SMART TRAVEL dá destaque ao empreendedorismo e às novas centralidades europeias.
No evento vão estar presentes os responsáveis da Bulgarian Private Equity and Venture Capital Association, com destaque para Evgeny Angelov, um alto quadro do governo Búlgaro com influência evidente na definição estratégica da política económica daquele país (Ex-Secretário de Estado e Conselheiro do Presidente para Assuntos Económicos). Evgeny e Maria Marinova estão a promover a Bulgária como um destino alternativo para empreendedores através desta agência, que se dedica a financiar e apoiar empreendedores e startups. A participação no Smart Travel tem como principal objetivo conectar países, partilhar experiências e trabalhar na construção de um ecossistema empreendedor alternativo em que portugueses (através de Bragança e Búlgaros) possam interagir, promover intercâmbios e novas oportunidades de negócios e abertura de novos mercados. Além da comitiva Búlgara, vinda diretamente do Web Summit para Bragança, estará Normandy Madden, a responsável pela comunicação e estratégia da The Digit Group, uma das mais promissoras empresas no mundo que está literalmente a “construir” smart cities, nomeadamente, na Asia e América. Nagore Espinosa é uma brilhante académica dedicada às estratégias de turismo sustentável em todo o mundo, tem base em Bilbao mas a sua ação desenvolve-se onde é necessário implementar métodos de estudo, observação e construção de Smart Tourism.
Estarão, ainda, presentes dois exemplos de tecnologia associada ao turismo e às cidades, o primeiro apresentado pela gigante japonesa NEC, que implementa estruturas tecnológicas de smart cities em todo o mundo e cujos casos de estudo mais conhecidos são Santander e agora também o de Lisboa; e a segunda tecnológica é a Ubiwhere, um consórcio de serviços para cidades que mistura a experiência e a visão com a irreverência, a inovação e a dedicação.
Outros convidados irão abordar temas focados na legislação, oportunidades de financiamento, mecanismos de regulação e promoção, dados e outros tópicos que compõe a discussão sempre em aberto sobre o futuro das cidades, das regiões e nações.
O evento Smart Travel será uma oportunidade para líderes e cidadãos partilharem e debaterem o futuro das aldeias, vilas e cidades. Para a indústria e para as empresas, o evento oferece a oportunidade de incluir soluções em escaparate e interagir com quem planeia e decide, tanto nas instituições públicas como junto de outras empresas, startups e profissionais.