Bragança lembrou Adriano Moreira
Conteúdo atualizado em2025/09/0620:17
Bragança evocou, este sábado, a memória e o legado do Professor Adriano Moreira, figura maior da cultura, do pensamento e da academia portuguesa, através de um programa de iniciativas que reuniu familiares, representantes institucionais e a comunidade.
A homenagem iniciou-se na Biblioteca Municipal de Bragança, com a conferência “Adriano Moreira, um legado para o futuro – a necessidade de um Conceito Estratégico Nacional”, proferida pelo Tenente-general Marco Serronha, comentador CNN e vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, com a coordenação nacional da emergência CVP, e com a intervenção “Adriano Moreira e a Faculdade de Direito de Lisboa”, do Professor Eduardo Vera-Cruz, diretor da Faculdade de Direito de Lisboa.
Seguiu-se uma homenagem da Faculdade de Direito de Lisboa ao Professor Adriano Moreira, através da entrega à família da Medalha de Ouro da instituição.
Depois, foi formalizada a assinatura do auto de receção do legado final do Professor à Biblioteca Adriano Moreira, cuja visita marcou um momento simbólico de preservação da sua obra e pensamento.
As celebrações culminaram com a Eucaristia em memória do Professor Adriano Moreira, na Igreja da Antiga Sé, encerrando um dia dedicado a reconhecer a dimensão intelectual e humanista de um transmontano que marcou profundamente a vida nacional.
“Lembrar Adriano Moreira” foi promovido pelo Município de Bragança e pelo Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira.