Bragança marca presença no VI Congresso Internacional de SILVER ECONOMY: Envelhecimento Ativo e Saudável, em Zamora
Conteúdo atualizado em2024/11/3011:06
O VI Congresso Internacional de SILVER ECONOMY: Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado em Zamora, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, contou com a presença do Presidente e da Vice-presidente do Município de Bragança.
Tal como Zamora, também Bragança enfrenta uma realidade demográfica, com desafios cruciais: a dependência, a solidão, o isolamento e as necessidades de apoio a uma população cada vez mais idosa. Esta realidade requer uma colaboração sem precedentes, com vista a que a população desta faixa etária se sinta parte ativa da sociedade.
Numa região demograficamente envelhecida e marcada pela “desertificação”, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, presente na Sessão de encerramento, entrega de prémios e galardões, lançou o repto da “criação de um grupo de trabalho conjunto, dedicado a aprofundar estas discussões e a transformar ideias em ações concretas”, tendo como objetivo debater soluções viáveis e reivindicar, junto dos respetivos governos e das instituições europeias, os recursos e as políticas necessárias para apoiar o território.
A Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Vaz Silva, participou na mesa de trabalho sobre modelos de cooperação internacional. Na sua intervenção, referiu que “no âmbito da cooperação europeia em geral e transfronteiriça em particular, é necessário que as regiões transfronteiriças, como Bragança e Zamora possuam uma estratégia comum que permita dar uma resposta inclusiva orientada para o desenvolvimento territorial, criação de oportunidades, garantindo e potenciando a qualidade de vida das pessoas que residem na zona transfronteiriça, tanto nas zonas urbanas como nos seus núcleos rurais. Exemplo disso é o projeto “Silver Economy”, que está a ser implementado dos dois lados da fronteira.”