-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Bragança renova compromisso e aumenta investimento na cultura e solidariedade social
Bragança renova compromisso e aumenta investimento na cultura e solidariedade social


























Foram celebrados, esta tarde, protocolos de colaboração com 26 entidades culturais e de solidariedade social do concelho, no valor de 98.583,00 euros.
Trata-se do maior investimento do Município, nos últimos oito anos, na atividade associativa destes setores, garantindo um apoio importantíssimo para o decorrer de atividades de grande relevância para a região.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, considera estes apoios “fundamentais não só para o movimento associativo local, mas sobretudo para a população”. “Ao reforçar estes apoios, não estamos apenas a contribuir para o desenvolvimento dos diferentes planos de atividades do movimento associativo. Estamos a apoiar atividades estratégicas e muito importantes para a região, que garantem uma oferta diferenciada para a nossa população e para os milhares de visitantes que recebemos, em termos da oferta cultural e da resposta do setor social”, referiu, acrescentando que “mais do que apoiar, é também valorizar o esforço e a forma abnegada como os vários membros destas associações se entregam às diferentes causas”.
Das candidaturas recebidas, cinco são referentes a associações de cariz social e 21 de índole cultural e recreativa. Os apoios permitirão, no mínimo, a organização de oito festivais/encontros de coros, mais de quarenta espetáculos e eventos de diversas temáticas, ao mesmo tempo que contribui para a preservação de tradições ligadas à temática da máscara. Está assegurada, também, a representação de Bragança em eventos organizados fora do concelho, como, por exemplo, a participação de uma comitiva no Campeonato Europeu de Danças Urbanas e AfroUrbanas, em Tarragona (Espanha). Os protocolos assinados garantirão, ainda, a frente de casa nos espetáculos do Teatro Municipal e nas projeções cinematográficas no Auditório Paulo Quintela. Já no âmbito da solidariedade, o investimento permitirá a realização de várias ações de intervenção social junto da população local.
Entre os protocolos de colaboração, consta o apoio a importantes eventos culturais no meio rural, como o “Festival Lombada”, em Palácios, e o “Festival D’ONOR”, em Rio de Onor, além de outras iniciativas, como o desenvolvimento de atividades relacionadas com a fotografia, no âmbito da etnografia.