Colóquio 'Graça Morais e Júlio Pomar - Encontros de Arte na Montanha'
Conteúdo atualizado em2024/06/2921:03
O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, foi palco do Colóquio: "Graça Morais e Júlio Pomar - Encontros de Arte na Montanha". Uma iniciativa que assinalou, também, os 16 anos do CACGM e o início de funções do seu novo coordenador artístico, Prof. António Meireles.
Promovido pelo Município de Bragança, este Colóquio contou com a presença da afamada pintora transmontana Graça Morais, de Emília Ferreira, Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, de Alexandre Pomar, jornalista e crítico de arte, de Joana Baião, curadora da exposição "Graça Morais. Os Rituais do Silêncio", e moderação de António Meireles, já empossado enquanto novo Coordenador Artístico do CACGM, no âmbito de um protocolo assinado entre o Município de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança.
Uma conversa aberta sobre arte contemporânea, que assinalou o encerramento das exposições "Graça Morais. Os Rituais do Silêncio" e "Júlio Pomar: Colecção Atelier-Museu". Durante a ação, foi, também, apresentado o catálogo da exposição de Júlio Pomar, que eterniza a mostra do artista em Bragança, em textos e imagens.
Um momento criado com o objetivo não só de refletir mais aprofundadamente sobre as obras de Graça Morais e Júlio Pomar, mas também de reforçar o papel e compromisso do Centro de Arte Contemporânea enquanto espaço de cultura e encontro de artistas, críticos e público.