-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Comemoração dos 560 Anos de Bragança Cidade
Comemoração dos 560 Anos de Bragança Cidade



































São 560 anos da nona Cidade mais antiga do País comemorados, desde o dia 18 de fevereiro, com todos os brigantinos, residentes e visitantes, cuja celebração terminou, hoje, com uma Sessão Solene, no Teatro Municipal de Bragança, durante a qual se distinguiram 17 ilustres amigos de Bragança.
“Quero agradecer a todos os homenageados que, na sua área de formação, do seu trabalho ou com os seus hobbies, contribuíram para a valorização e projeção do nome de Bragança, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança em exercício, Paulo Xavier, durante a cerimónia.
Com a Medalha Municipal de Mérito foi agraciado, então, o General João Cartaxo Alves. Já o Prémio Município de Bragança, na categoria “Cultura, Arte e Património”, foram homenageados Raul Tomé, Jorge Rodrigues (MK Nocivo) e Fernando Nunes. Em “Educação Ciência e Novas Tecnologias”, Manuel Bento. Carlos Fernandes, Ana Fernandes, Mariana Vaz, Flávio Touças e Tiago Rafael foram os distinguidos na categoria “Desporto e Lazer”. Em “Cidadania, Solidariedade e Valores Humanos”, Eleutério Alves, António José Machado e Paula Pimentel. A empresa Ready to Pub destacou-se na categoria “Desenvolvimento Económico”, enquanto que José Luís Prada e Martin Manceñido foram agraciados na categoria “Embaixador de Bragança e Cooperação Transfronteiriça”.
Após a Sessão Solene, teve lugar o concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.
O principal dia de comemorações iniciou na Sala de Atos do Município de Bragança, com a atuação de Ana Carvalho e Inês Teixeira, alunas da Classe de Flauta transversal do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a que se seguiu a apresentação da obra “Os Governadores Civis do Distrito de Bragança (1835-2011)”. Um livro editado pelo Município de Bragança, cujo trabalho de pesquisa e investigação ficou a cargo do CEPESE.