-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Comemorações do 25 de Abril
Comemorações do 25 de Abril
“Hoje, a democracia conquistada vê-se confrontada com um novo e gigante desafio: a conquista de uma nova liberdade. Os tempos são desafiantes, exigindo-se enormes sacrifícios a todos os setores da sociedade, cobrando-se, dos decisores políticos, as melhores soluções para enfrentar as consequências de uma doença tão angustiante como é a Covid-19”.
Palavras proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a Sessão Evocativa do 25 de Abril, acrescentando, ainda, que, durante esta pandemia, o Poder Local “mostrou estar ao lado dos seus concidadãos, antecipando-se e preconizando soluções alternativas que minimizaram os problemas e ajudaram, de forma significativa, a garantir o direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover”.
Exemplos dessa forma de atuação são algumas das medidas sociais adotadas pelo Município de Bragança, como o apoio prestado a empresas, a Instituições de Solidariedade Social e às famílias, entre outras.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, não quis deixar de realçar, no entanto, que “apesar de todas as conquistas de Abril, não posso deixar passar em claro que, segundo o estudo “Pobreza em Portugal – Trajetos e Quotidianos”, 11% dos portugueses estão em situação de pobreza e que um em cada cinco portugueses é pobre”. E isso acontece, destaca, “num país democrático da Europa, que se prepara para receber a famigerada “bazuca”, num inquestionável sinal de coesão social e territorial, mas que, também, esta não foi conseguida e dificilmente o será, a avaliar por aquilo que sabemos, por exemplo, sobre o projeto da ferrovia e ligações aéreas”.
Durante a tradicional Sessão Evocativa, que assinalou os 47 anos de Regime Democrático e que decorreu no Teatro Municipal de Bragança, usaram da palavra, além do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, os representantes das Juntas e Uniões das Freguesias dos partidos eleitos no concelho de Bragança, os líderes das forças políticas presentes na Assembleia Municipal e o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Bragança, Luís Afonso.