-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Conferência sobre o Futuro da Europa: “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social”
Conferência sobre o Futuro da Europa: “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social”





























Sendo uma referência na captação e utilização dos fundos comunitários europeus, Bragança foi a cidade escolhida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal para a realização de uma Conferência sobre o Futuro da Europa.
Um debate à escala nacional com o tema “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social", que contou com a presença de Elisa Ferreira, Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, e Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, entre representantes de diversas outras entidades. Uma conferência que contou com a presença de mais de 100 participantes, sobretudo jovens do Concelho de Bragança.
Além da sessão que decorreu, esta tarde, no Auditório Paulo Quintela, a comitiva presidida por Elisa Ferreira teve a oportunidade de visitar diversos espaços da cidade construídos com base em fundos europeus, tais como o Brigantia Ecopark, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.
“É urgente uma Europa que construa um futuro justo para todos, onde todos têm as mesmas oportunidades, independentemente das diferentes latitudes onde vivem e onde a palavra coesão, nos seus mais diversos âmbitos, passe das palavras para a vida real dos cidadãos”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a sessão de abertura. “Para isso, a Europa tem de promover alterações profundas, no sentido de definir um modelo de desenvolvimento capaz, com mais gente e mais distribuída pelo território, com melhores condições de vida. É preciso não só alterar a situação social e laboral dos cidadãos, sobretudo dos jovens, mas também capacitar os territórios para a nova era digital. Além disso, o investimento deve ser feito de forma homogénea e célere, por forma a combater as assimetrias das regiões. É, sobretudo, necessário que as respostas para tudo isto sejam desenhadas territorialmente, adequando as políticas às especificidades de cada concelho e de cada região”, reiterou o Presidente.
A Conferência “De Bragança a Bruxelas: por uma Europa mais coesa e mais social” realizou-se no Auditório Paulo Quintela, com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Sandra Pereira, deputada ao Parlamento Europeu, Cristina Mendes da Silva, deputada à Assembleia da República, e Sara Falcão Casaca, Vice-Presidente do Conselho Económico e Social. O debate teve como temas principais a política regional europeia, a coesão territorial e a política social europeia, tendo sido transmitido, em direto, no Facebook e no Twitter da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Além de participar na conferência, a comitiva teve, também, a oportunidade de constatar, in loco, a real dimensão do trabalho e da capacidade de aproveitamento dos fundos europeus por parte do Município de Bragança, visitando diversos empreendimentos levados a cabo durante o último quadro comunitário de apoio. Assim, pela manhã, os presentes começaram por visitar o Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia-EcoPark, onde conheceram algumas empresas ali instaladas e as boas práticas do Município em termos de captação de investimento privado no sector da inovação tecnológica. À tarde, após o debate, a Comissária Europeia visitou dois espaços culturais: o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.
A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício da União Europeia que promove, nos diferentes estados membros, Conferências sobre o Futuro da Europa, englobando entidades, como o Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, a Assembleia da República, o Conselho Económico e Social, o Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Conselho Nacional de Juventude. Uma organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio do Município de Bragança.