-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Encerramento do IX Festival Literário de Bragança - “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”
Encerramento do IX Festival Literário de Bragança - “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”













































































O De 21 a 24 de maio, Bragança tornou-se o palco de um encontro singular onde os sabores da terra se cruzaram com as palavras e os saberes que a moldam. A “CARTA LITERÁRIA: Literatura, Cultura e Gastronomia” propôs uma viagem sensorial e intelectual que uniu tradição e criação, história e imaginação à mesa portuguesa.
Esta edição comemorativa contemplou um programa multidisciplinar e descentralizado. Dirigida ao público em geral e à comunidade escolar, esta edição, que decorreu um pouco por todo o concelho de Bragança, foi promovida pelo Município de Bragança e pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, com a produção da Editorial Novembro, e contou, este ano, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).
Chefs, gastrónomos, jornalistas e escritores, como Óscar Geadas, Nuno Diniz, Elisabete Ferreira, Fernando Calado, Elzira Queiroga, Hélio Loureiro, Clara Haddad, Fernando Alvim, António Monteiro, Virgílio Gomes, Renato Cunha, Mário Augusto, João Gobern e escritores associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes, entre outros, terão a missão de descentralizar a literatura levando o “IX Festival Literário de Bragança” a locais como os Agrupamentos de Escolas do Concelho, as IPSS, os Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda e ao meio rural, nomeadamente através de um encontro intergeracional na União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova.
Simultaneamente, foi inaugurada a exposição “Mulheres da Culinária Portuguesa”, do gastrónomo Virgílio Gomes, que estará patente no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. Uma mostra que é uma homenagem a todas as mulheres que contribuíram para a educação do gosto em ambiente familiar e conta com uma coleção de livros de cozinha, escritos por mulheres desde o século XIX, que nos remetem para recordações afetivas em relação às refeições em casa e à importância do convívio familiar.
A cerimónia pública ficou, também, marcada pela atribuição da Medalha Municipal de Mérito, a Tomé Santa Rosa Lopes Pereira, Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, como testemunho e reconhecimento do Município pelos serviços prestados em prol do reforço da cooperação transnacional com Bragança.
O evento encerrou com um apontamento musical pelo Projeto “Famílias em Coro”, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, e um lanche transmontano, logo após o lançamento da Coletânea da ALTM, “Paisagens Literárias”.