-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Exercício Transfronteiriço de Incêndio Rural em Rebordaínhos
Exercício Transfronteiriço de Incêndio Rural em Rebordaínhos




























A aldeia de Rebordaínhos, no Concelho de Bragança, acolheu, hoje, no âmbito da Proteção Civil, um Exercício Transfronteiriço de preparação das Forças Combate a Incêndios Rurais que envolveu 353 operacionais, das mais diversas entidades.
Uma ação com a finalidade de treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil nas Terras de Trás-os-Montes, em articulação com os meios fronteiriços espanhóis, nomeadamente com a Junta de Castilla y León e a Xunta de Galícia. Deste modo, foram trabalhados os processos de decisão estratégica e de comando operacional, permitindo através das lições aprendidas, avaliar os resultados e sugerir propostas para desenvolver e melhorar o Sistema de Gestão de Operações.
Paulo Xavier, Presidente da Câmara Municipal de Bragança e responsável pelo Serviço Municipal da Proteção Civil, considerou este exercício como “uma ferramenta extraordinária”. “São muitos os meios e profissionais envolvidos, a preparar e afinar estratégias para proteger as nossas populações e os seus bens”, sublinhou, enaltecendo que “deste modo, o nível da resposta, no caso de incêndio rural, será mais adequado e eficaz”.
O exercício aconteceu na aldeia de Rebordaínhos e envolvente, onde também a comunidade foi envolvida no simulacro, em colaboração com a Junta de Freguesia, no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
Realizado sobre o comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, este exercício contou com a participação dos Corpos de Bombeiros dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes, incluindo os Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, a E- Redes, a Guarda Nacional Republicana, o Grupo de Emergência e Catástrofes - Cáritas Diocesana de Bragança, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Junta de Castilla y León (Espanha), os Sapadores Florestais e Força de Sapadores de Bombeiros Florestais, a Segurança Social, os Serviços Municipais de Proteção Civil de Bragança, Vinhais e Miranda do Douro, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, a União das Freguesias de Rebordainhos e Pombares e a Xunta de Galícia (Espanha).