-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos







Bragança é, de 28 de fevereiro a 5 de março, destino obrigatório para os apreciadores de propostas gastronómicas de excelência, de tradições únicas e de iniciativas culturais de elevada qualidade.
“Este evento é, sem dúvida, um dos maiores marcos da nossa agenda cultural e a Praça Camões, no coração do nosso centro histórico, será novamente o epicentro de tudo o que é genuíno em Bragança”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, durante a apresentação da iniciativa à comunicação social, de decorreu, hoje, num dos espaços mais distintos do concelho: o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.
Festival do Butelo e das Casulas
A Praça Camões acolhe, assim, de 28 de fevereiro a 5 de março, o Festival do Butelo e das Casulas, onde cerca de 50 expositores promovem produtos como fumeiro, vinho, azeite, mel, doçaria, pão e artesanato, entre outros.
Além da venda de produtos da terra e de artesanato, decorrem, também, demonstrações e degustações gastronómicas com alguns dos Chefs mais conhecidos, como o Chef Marco Gomes, o Chef Hélio Loureiro e a Chef Justa Nobre, e D’ Gustar TTM – Provas com produtos das Terras de Trás-os-Montes (Praça Camões), bem como a conferência Pão Bragançano “Deixar o Pão Falar” (Auditório Paulo Quintela) e “Um conto para saborear” (Praça Camões).
O evento é, ainda, enriquecido pela sua forte vertente cultural, como a exposição “Máscaras Portuguesas” – Coleção de André Gago (Centro Cultural Municipal de Bragança) e Diálogos com Arte “Careto: ser ou interpretar” (Praça Camões).
No espaço contíguo à tenda na Praça Camões, existe uma área de restauração, que funciona das 12:00 às 23:00 horas.
Recorde-se que, de 28 de fevereiro a 9 de março, decorre a Semana Gastronómica, durante a qual 23 restaurantes aderentes têm nas suas ementas pratos com butelo e casulas.
Este ano, e pela primeira vez, o evento passa a contar, também, com uma componente desportiva: a Rota do Butelo e da Casula em BTT, que reunirá cerca de 150 atletas.
Carnaval dos Caretos
É de cores, de alegria e de sons estridentes que, no dia 1 de março, se enche o centro histórico de Bragança.
Centenas de caretos, de todas as idades, oriundos de Portugal e Espanha, saem às ruas, num desfile que parte da Praça Cavaleiro de Ferreira e que termina no Largo do Castelo, com a simbólica Queima do Diabo. Um espetáculo majestoso, que acontece ao cair da noite e que atrai centenas de curiosos.
O Carnaval dos Caretos termina, na Quarta-feira de Cinzas (5 de março), com a saída da “Diabo, Morte e Censura”. Uma tradição secular, de verdadeira diversão, em que as figuras míticas saem às ruas dos bairros mais antigos de Bragança, com o objetivo de perseguirem as raparigas solteiras, a fim de as castigarem com cintos, como forma de chamar a atenção para a necessidade de fazer penitência neste que é o primeiro dia da Quaresma. As “moças”, por sua vez, escondem-se em casa, onde o Diabo, não conseguindo entrar pela porta, tenta arranjar forma alternativa de entrar pelas janelas e varandas.
Mais informações aqui.