- Serviços e Informações
- Notícias
- Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos: gastronomia e cultura de mãos dadas
Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos: gastronomia e cultura de mãos dadas
Aproveitando uma das épocas mais alegres e coloridas do ano, o Entrudo, Bragança é, até dia 14 de fevereiro, destino obrigatório para os apreciadores da boa gastronomia, das tradições e da cultura.
Abriu hoje, oficialmente, o Festival do Butelo e das Casulas, na Praça Camões, onde 42 expositores dão a conhecer os melhores produtos produzidos na região, como fumeiro e butelo, pão, doçaria e artesanato, entre outros.
“Este evento não se resume só à marca Bragança, é também a nossa identidade, a nossa tradição, que se reflete na economia local. O Município de Bragança tem o objetivo de dinamizar a economia local e o turismo, bem como promover os produtos locais e este certame é a prova disso mesmo”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança em exercício, Paulo Xavier, durante a abertura oficial do certame que atrai, anualmente, milhares de visitantes a Bragança, que também contou com a presença de Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Até ao dia 13 de fevereiro, marque presença nas demonstrações, degustações e showcookings com os chefes Óscar Geadas (Restaurante G, Estrela Michelin), António (IEFP), Hélio Loureiro e Marco Gomes (Restaurante Oficina).
Provas com produtos das Terras de Trás-os-Montes são outros dos momentos de passagem e paragem obrigatória para os apreciadores da boa gastronomia durante a iniciativa D’ Gustar TTM.
No espaço contíguo à tenda na Praça Camões, existe uma área de restauração, que funciona das 12:00 às 23:00 horas.
Até 13 de fevereiro, decorre, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, nos 26 restaurantes aderentes. Mais em https://turismo.cm-braganca.pt/a-viagem/agenda/geo_evento/semana-gastronomica-do-butelo-e-das-casulas-2024.
Já na segunda-feira de Carnaval (12 de fevereiro), decorre a apresentação do livro “Máscaras y Património – Etnografia Del Carnaval en el Siglo XXI”, na Praça Camões.
A 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, é a vez do Diabo, a Morte e a Censura saírem à rua. O trio de mascarados percorrem a zona histórica de Bragança atrás das raparigas, castigando-as, como forma de chamar a atenção para a necessidade de fazer penitência neste que é o primeiro dia da Quaresma.
Devido às condições climatéricas previstas para amanhã e seguindo as recomendações do Serviço Municipal de Proteção Civil, o desfile pelas ruas do Centro Histórico e a queima do Diabo, integrados na programação do Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, foram cancelados.