-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros
Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros














Foi, hoje, apresentada em Calabor (Espanha) e inaugurada em Varge a Grande Rota dos Moinhos e dos Lameiros, implementada e homologada pela União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, com o apoio do Município de Bragança.
A Rota dos Moinhos conta com uma extensão de mais de 48 km, que inicia na fronteira entre Portugal e Espanha e propõe vários percursos. Para além dos moinhos, é possível usufruir das paisagens emblemáticas de Trás-os-Montes, entre rios e vales, coutos e lameiros.
“Este é um projeto que vai além fronteiras e que possibilita a promoção do território. Um projeto que tem como objetivo o desenvolvimento transfronteiriço e com o qual pretendemos dinamizar o património local, tanto a nível turístico, como ao nível das relações transfronteiriças” referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Esta Rota, cofinanciada a 80% pelo Turismo de Portugal, está integrada em pleno Parque Natural de Montesinho, tem uma componente de valorização da fauna e flora e pretende valorizar as comunidades locais, envolvendo as aldeias de Aveleda, Varge, Guadramil e Rio de Onor, onde as práticas comunitárias estão bem enraizadas.
Esta iniciativa contou, também, com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do Presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, do Alcalde del Ayuntamiento de Pedralba de la Praderia, Francisco Guerra, do Embaixador de Portugal e Espanha, João Mira Gomes e da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, entre outras entidades de Portugal e Espanha.