III Congresso Internacional de Mascaradas
Conteúdo atualizado em2024/11/0720:54
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2024, celebra-se o III Congresso Internacional de Mascararadas, intitulado Recuperando a tradição: Educación y património.
Na abertura do evento, que decorreu no Museo de los Pueblos Leoneses de Mansilla de las Mulas, estiveram presentes o Presidente da Deputación de León, Gerardo Álvarez Courel, o Delegado Territorial de la Junta de Castilla-León, Eduardo Diego Pinedo, o Alcalde de La Bañeza, Javier Carrera de Blas, o Diretor do Centro UNED de Ponferrada, Jorge Veja, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier e os Académicos Paco Balado e António André Pinelo Tiza.
“Muito se tem feito para garantir a preservação e salvaguarda desta tradição. Ações de identificação, estudo, recuperação, divulgação e conservação são absolutamente fundamentais para a manutenção deste património que expressa um bem cultural ancestral que tão bem caracteriza o noroeste peninsular, em particular o eixo de León - la Bañeza - Bragança”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier. “Não há fronteiras físicas nem barreiras linguísticas quando as vontades se alinham e os objetivos e finalidades se perfilam”, concluiu.
O Congresso pretende ser bienal, procurando a alternância com a MASCARARTE, BIENAL IBÉRICA DA MÁSCARA, que se realiza em Bragança, no mês de novembro dos anos ímpares, razão pela qual o Congresso Internacional de Mascaradas pretende fazê-lo no mês de novembro de anos pares, como o atual.
Pela primeira vez, o Congresso tem caráter itinerante e será realizado entre o Museo de los Pueblos Leoneses de Mansilla de las Mulas, Llamas de la Ribera, Velilla de la Reina e La Bañeza.