-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Inauguração das Exposições de Graça Morais
Inauguração das Exposições de Graça Morais





















O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais recebeu hoje a inauguração das exposições “Homenagem a António Mega Ferreira – Linhas da Terra/ Os Olhos Azuis do Mar” e “Graça Morais. Os Rituais do Silêncio”, um conjunto de obras, algumas inéditas, da autoria de Graça Morais.
“Fica hoje, mais uma vez, bem patente a relevância que o CACGM continua a assumir no contexto nacional e internacional, fruto do esforço do Município e do enorme contributo da pintora Graça Morais. Ao longo dos anos o CACGM tem-nos habituado a apresentar uma programação de elevadíssima qualidade. As exposições que inauguramos, hoje, demonstram que o CACGM continua com o mesmo vigor, e apostado em manter-se como uma referência, no contexto das artes.”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a inauguração.
“Linhas da Terra e Os Olhos Azuis do Mar” são uma homenagem a Mega Ferreira, jornalista, que faleceu em dezembro de 2022 e que escreveu dois livros sobre a artista, em que os títulos são, também, os da exposição que reúne obras criadas na altura em que Mega Ferreira acompanhou o trabalho de Graça Morais.
A segunda exposição, “Rituais do Silêncio” agrega obras realizadas entre 1976 e 1978, em Paris, no início da carreira de Graça Morais, um conjunto de 80 peças completamente inéditas.
“Rituais do Silêncio” resulta do trabalho de investigação que está a ser realizado pelo Instituto Politécnico de Bragança sobre a obra da artista, no Laboratório de Artes na Montanha Graça Morais.
As exposições podem ser visitadas até 18 de junho de 2023.