-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Instalada Estrutura Metálica no Viaduto da Avenida Sá Carneiro
Instalada Estrutura Metálica no Viaduto da Avenida Sá Carneiro























Acaba de nascer, do lado poente do Viaduto da Avenida Sá Carneiro, uma estrutura metálica com mais de 77 metros de comprimento, que permitirá alargar aquele troço da via em mais de dois metros de largura. Ali, uma via partilhada permitirá uma melhor e mais segura mobilidade para todos (pedestres, cidadãos com mobilidade condicionada, velocípedes e outros modos de mobilidade suave).
Os trabalhos de implantação estão terminados, faltando agora a consolidação da estrutura, a reabilitação dos passeios e o arranjo da envolvente, pelo que os constrangimentos ao trânsito são agora menores naquela ligação estruturante da cidade.
A intervenção no Viaduto da Avenida Sá Carneiro prevê, ainda, novas guardas de segurança nas laterais do viaduto e a aplicação de materiais nobres na reabilitação dos passeios, garantindo maior qualidade e durabilidade.
Os principais objetivos desta obra são a mitigação dos constrangimentos à mobilidade suave na plataforma existente, promovendo melhorias significativas das acessibilidades para cidadãos com mobilidade condicionada, através do alargamento e retificação dos passeios. Esta intervenção permitirá, também, articular a rede de vias partilhadas já existentes na cidade, assegurando a ligação a vários pontos estratégicos.
Este é um ponto estratégico para a mobilidade em Bragança, onde existe a confluência entre duas das principais e mais frequentadas vias da cidade – a Av. Sá Carneiro e a Av. Abade de Baçal –, onde, além de toda a atividade comercial e de serviços à comunidade, existe um vasto núcleo de residentes com várias necessidades ao nível da mobilidade, nomeadamente a ligação ao Campus do IPB. É, por isso, uma obra fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que permitirá maximizar o potencial de usufruto pleno da sua cidade.
No global, esta empreitada representa um investimento de 572.372,17 euros, financiado a 85% por fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.