-
Serviços e Informações
-
Notícias
- IX Festival Literário de Bragança - “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”
IX Festival Literário de Bragança - “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”
De 21 a 24 de maio, estão previstos diversos momentos multidisciplinares que vão desde encontros com escritores a apresentação de livros, exposições, conversas e momentos de poesia e gastronomia.
A 9.ª edição do Festival Literário de Bragança (FLB) terá como tema “Carta Literária: Literatura, Cultura e Gastronomia”.
De 21 a 24 de maio, Bragança torna-se o palco de um encontro singular onde os sabores da terra se cruzam com as palavras e os saberes que a moldam. A “CARTA LITERÁRIA: Literatura, Cultura e Gastronomia” propõe uma viagem sensorial e intelectual que une tradição e criação, história e imaginação à mesa portuguesa.
“Num território onde a identidade não se dissocia do azeite novo, do pão cozido em fornos de lenha, do fumeiro e da castanha, este evento pretende reunir autores, chefs, investigadores e amantes da cultura para refletirem sobre os modos como a gastronomia se inscreve na literatura e como a literatura regista, preserva e reinventa o património alimentar”, salientou Fernanda Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, acrescentando, ainda, que “mais do que um Festival, esta Carta Literária é uma convocatória à leitura, à escrita, ao paladar, à escuta e à partilha. Porque comer é, também, contar e contar é uma forma de preservar e pensar o futuro”.
“Ao longo de quatro dias, o público será convidado a participar em conversas, oficinas de escrita e culinária, almoços e jantares literários, roteiros temáticos e apresentações de livros que celebram a memória dos sabores e a riqueza da expressão cultural transmontana”, reiterou Assunção Anes Morais, Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, coprodutora do FLB.
Esta edição comemorativa promove um programa multidisciplinar e descentralizado. Dirigida ao público em geral e à comunidade escolar, esta 9ª edição, que decorre um pouco por todo o concelho de Bragança, é promovida pelo Município de Bragança e pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, com a produção da Editorial Novembro, e conta, este ano, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).
Chefs, gastrónomos, jornalistas e escritores, como Óscar Geadas, Nuno Diniz, Elisabete Ferreira, Fernando Calado, Elzira Queiroga, Hélio Loureiro, Clara Haddad, Fernando Alvim, António Monteiro, Virgílio Gomes, Renato Cunha, Mário Augusto, João Gobern e escritores associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes, entre outros, terão a missão de descentralizar a literatura levando o “IX Festival Literário de Bragança” a locais como os Agrupamentos de Escolas do Concelho, as IPSS, os Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda e ao meio rural, nomeadamente através de um encontro intergeracional na União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova.
A exposição “Mulheres da Culinária Portuguesa”, do gastrónomo Virgílio Gomes, estará patente no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. Uma mostra que é uma homenagem a todas as mulheres que contribuíram para a educação do gosto em ambiente familiar e conta com uma coleção de livros de cozinha, escritos por mulheres desde o século XIX, que nos remetem para recordações afetivas em relação às refeições em casa e à importância do convívio familiar.
O evento encerra com um apontamento musical pelo Projeto “Famílias em Coro”, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, e um lanche transmontano, logo após o lançamento da Coletânea da ALTM, “Paisagens Literárias”.