IX Festival Literário de Bragança começou em grande
Conteúdo atualizado em2025/05/2123:38
A manhã arrancou com uma animada conversa, onde o Chef António do Rosário encantou os mais pequenos, com histórias e sabores.
À tarde, decorreu o "Encontro Literário e Gastronómico" com Ana Rodrigues, Elisabete Ferreira e Fernando Calado, moderados por Virgílio Gomes.
O final de tarde viu o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira abrir portas à Exposição “Mulheres na Culinária Portuguesa”, de Virgílio Gomes, numa homenagem às mulheres que marcaram a nossa gastronomia. Este primeiro dia findou à conversa com Ana Rodrigues, Elisabete Ferreira, Fernando Calado e o Chef Nuno Diniz. A moderação ficou a cargo de José Silva, jornalista com um percurso notável na gastronomia, hotelaria e turismo.
Um arranque memorável que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, na Abertura Oficial, destacando “a grandeza do evento, que tem vindo num crescendo, ao longo das edições. Este evento celebra a palavra escrita e afirma-se como um verdadeiro encontro de saberes, sabores e emoções.” Durante quatro dias, “Bragança vai transformar-se num palco vivo, onde a literatura se cruza com a gastronomia, a arte com a tradição e as palavras ganham corpo em conversas, exposições, oficinas e momentos de poesia que nos desafiam e inspiram”, concluiu. O Festival promete mais momentos memoráveis, nos próximos dias.