-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Livros & Identidade: uma ode à literatura brigantina
Livros & Identidade: uma ode à literatura brigantina


A literatura e os autores brigantinos estiveram em destaque, ao longo de quatro dias, durante a iniciativa Livros & Identidade, que decorreu, de forma presencial, na Biblioteca Municipal de Bragança, simultaneamente, online, através do Facebook do Município de Bragança.
“Não podendo, devido à pandemia, realizar o tradicional Festival Literário, mas não querendo deixar de assinalar o evento, decidimos promover, este ano, a iniciativa Livros & Identidade, que prevê um conjunto de atividades, como lançamento de livros, momentos musicais, oficina criativa e exposição”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a sessão inaugural do evento, no dia 26 de maio, que contou com o lançamento da obra “A Cantarinha de Pinela”, escrita por Alex Rodrigues e ilustrada por Sónia Borges, e a visita guiada à exposição homónima do livro, antecedido por um momento musical em flauta transversal, por Mara Vaz.
O segundo dia de Livros & Identidade foi preenchido com a realização de quatro sessões da oficina de ilustração “A Cantarinha Ilustrada”, por Sónia Borges, destinada à comunidade escolar, a que se seguiu o lançamento do livro “Eco das minhas Pátrias”, de Lídia Praça. Um momento antecedido pela atuação de João Dias, Rodrigo Dias e Rafael Dias, do Conservatório de Música e Dança de Bragança.
A 28 de maio, o Brichoir T, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, “abriu” a sessão que contou com a apresentação do livro “Monge Errante”, de António Tiza.
O último dia de Livro & Identidade, a 29 de maio, começou com a realização de mais um Sábado de Encantar online, que contou com a participação do ilustrador André Letria e reuniu algumas dezenas de famílias, algumas das quais oriundas de outras regiões do País.
Já durante o período da tarde, decorreu o lançamento da coletânea “Vozes Transmontanas”, da Academia de Letras de Trás-os-Montes, enriquecido pela atuação de Isabel Castro (voz) e Alexis Alves (piano).
“Com esta iniciativa, reinventámo-nos e conseguimos associar a linguagem escrita à linguagem icónica e à música, sempre dando destaque aos autores brigantinos que, durante a pandemia, nunca pararam e, por isso, merecem uma homenagem”, realçou a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Silva, durante o encerramento da iniciativa Livros & Identidade.