-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Mais cooperação transnacional. Mais união entre os povos. Melhor Europa.
Mais cooperação transnacional. Mais união entre os povos. Melhor Europa.

Bragança e a cidade francesa Les Pavillons-Sous-Bois comemoraram, a 10 de junho de 2016 (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), 20 anos de geminação e de cooperação.
A celebrar a data, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, visitou Les Pavillons-Sous-Bois acompanhado por uma comitiva constituída, entre outros, pelo Primeiro-Secretário da Assembleia Municipal de Bragança, João Rodrigues, pelo ex-Cônsul de Portugal em Nogent-sur-Marne, Silvino Ribeiro, pelo Governador Civil que acompanhou o início do processo que deu origem à geminação entre as duas cidades, António Cruz de Oliveira, pelo Presidente da Assembleia Municipal de então, Henrique Ferreira, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Cristina Figueiredo, pelo Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Bragança, Miguel Abrunhosa, por jornalistas de meios de comunicação regionais e nacionais portugueses, e por oito alunos e dois professores do Conservatório de Música e de Dança de Bragança.
Do programa constou a realização de uma cerimónia oficial comemorativa dos 20 anos de geminação das duas cidades, que teve lugar, a 10 de junho, na Marie de Les Pavillons-Sous-Bois, onde o Presidente da Câmara Municipal de Bragança deixou uma palavra de reconhecimento à comunidade portuguesa emigrante em França e, de forma particular, aos residentes em Les Pavillons-Sous-Bois, “pela forma como têm dignificado o nome da nossa cidade e do nosso país, atuando, pessoal e profissionalmente, com muita responsabilidade e dedicação, espírito de grupo e numa atitude de bem-fazer, que tão bem caracteriza o povo português, sendo verdadeiros embaixadores de Portugal”. Destacou, ainda, o importante contributo que as geminações assumem na união e na coesão dos países europeus, contribuindo para a construção de uma Europa mais participativa, solidária e inclusiva.
A cerimónia contou, ainda, com a apresentação do livro “20 anos de Bragança e Les Pavillons-Sous-Bois”, que compila conteúdos (em português e francês), como fotografias, textos e notícias, ligados à geminação das duas cidades, a que se seguiu a atuação de alunos do Conservatório de Música e de Dança de Bragança e do Conservatório de Música de Les Pavillons-Sous-Bois. Da parte da manhã realizou-se uma visita cultural ao Museu da Grande Guerra.
A 11 de junho, decorreu um jantar oficial, que reuniu membros da comunidade portuguesa em Les Pavillons-Sous-Bois, como jornalistas, representantes de instituições e entidades francesas, que se juntaram à comitiva de Bragança.
A 12 de junho, durante a celebração da Eucaristia dominical, o Pároco da Igreja local ofereceu a imagem de Nossa Senhora de Lourdes ao Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, como sinal de apreço à comunidade portuguesa residente em Les Pavillons-Sous-Bois. Seguiu-se um almoço-convívio e a atuação de sete ranchos folclóricos.
Recorde-se que, desde 1996, com a celebração do protocolo de cidades irmãs, Bragança e Les Pavillons-Sous-Bois deram um importante passo para o estabelecimento de uma parceria sólida e profícua. Desde então, os governos locais das duas cidades geminadas tiveram a capacidade de empreender importantes iniciativas conjuntas, como forma de estreitar os laços de amizade e irmandade entre os dois povos e, desse modo, promover a participação cívica, um dos principais pilares da democracia.
Os diferentes intercâmbios têm permitido aproximar e fortalecer as relações entre as duas comunidades locais, revelando-se fundamentais para a divulgação das tradições, história, identidade e diversidade dos dois territórios.