"O Parque Natural de Montesinho tem de ser um motor para o desenvolvimento da região e não um travão", palavras do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, no início da manifestação em marcha lenta, que juntou no dia 4 de maio cerca de 50 tratores e várias dezenas de outros veículos inerentes à atividade agrícola.
“Desde há muito tempo, aquando da apresentação do Plano de Ordenamento do Parque que o Município mostrou a sua posição. É algo prejudicial e urge abrir uma porta para a mudança deste paradigma”, refletiu Hernâni Dias, momentos antes do arranque da manifestação, recordando que “o ICNF sempre se mostrou irredutível para com as diversas reivindicações que a Câmara já fez no passado e continua a fazer”. “Concordamos com esta manifestação e estamos, como sempre estivemos, do lado dos nossos cidadãos e agricultores”, concluiu.
Esta manifestação teve início na Rotunda dos Carvoeiros e seguiu em marcha lenta pelas ruas da cidade até à Rotunda dos Antigos Serviços Florestais, numa iniciativa da associação RIONOR, em colaboração com os Agricultores do Parque Natural de Montesinho.