-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Mérito dos “Portugueses de Valor” da diáspora enaltecido em Bragança
Mérito dos “Portugueses de Valor” da diáspora enaltecido em Bragança








































A 10.ª Gala “Portugueses de Valor”, da autoria da Lusopress (grupo de comunicação sediado em França), com o apoio do Município de Bragança, enalteceu o mérito de emigrantes (e não só), de origem portuguesa, que, em vários países, tiveram um percurso dignificante para eles mesmos, para as comunidades onde se inserem e para Portugal. A cerimónia decorreu esta sexta-feira, no Teatro Municipal de Bragança.
“Esta é uma ótima oportunidade para valorizar a diáspora portuguesa, exemplo de resiliência dos portugueses no mundo”, considera Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança. “Este encontro possibilita o estreitar de laços e relações entre portugueses das mais variadas áreas e locais, criando pontes de contacto importantes para o desenvolvimento conjunto”, considerou.
Dos 100 nomeados para este galardão, foram homenageados dez “Portugueses de Valor”, com um percurso profissional, pessoal ou associativo de relevo. Destaque para o facto de três dos eleitos serem naturais do concelho de Bragança: José Fernandes, atual Comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Nair Pinto, artista plástica, e Horácio Miranda, empreendedor no setor da Construção Civil.
Foram, ainda, atribuídas distinções de Honra e Mérito, que destacam personalidades que, ao longo do seu percurso de vida pessoal e profissional, se têm notabilizado pelo trabalho em prol da comunidade portuguesa. Entre os distinguidos encontram-se Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Adérito Martins, empresário de restauração, e, a título póstumo, Eduardo Lapa, fundador da Associação Franco-Portuguesa Casa de Trás-os-Montes em Les Pavillon-sous-Bois e Presidente do Comité de Jumelage entre Bragança e Les Pavillon-sous-Bois.
A cerimónia contou, ainda, com a atuação da fadista brigantina Lina Rodrigues, vencedora do prémio Carlos do Carmo 2021.
Pela manhã, numa cerimónia protocolar, foi assinado um acordo de cooperação entre o Município de Bragança e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, com o objetivo promover a internacionalização das empresas de Bragança junto do mercado francês e de divulgar as potencialidades do Concelho para a atração de investimento estrangeiro. Nessa cerimónia foram enaltecidos, com a entrega de medalha com o brasão da cidade de Bragança, Mapril Baptista, empresário, Carlos Alves, Diretor do Banque BCP, e Ildeberto Medina, pelas benfeitorias realizada em projetos de cariz social.