-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Milhares a vibrar com as Festas de Bragança 2018
Milhares a vibrar com as Festas de Bragança 2018

O Parque Eixo Atlântico foi o epicentro das Festas de Bragança, onde milhares de pessoas se encontraram para viver momentos arrepiantes, reencontrar amigos e assistir a espetáculos únicos. De 18 a 22 de agosto, passaram pelo palco das Festas de Bragança, além de bandas locais, artistas como The Gift, Emanuel, Expensive Soul e DAMA, tendo culminado com um intenso espetáculo piromusical.
As festividades iniciaram no dia 17 de agosto, com o tradicional convívio entre colaboradores da Câmara Municipal, Presidentes de Juntas e Uniões das Freguesias e jornalistas/profissionais da Comunicação Social, que englobou atividades como o futebol e o voleibol de praia.
No dia seguinte, The Gift apelou às emoções dos milhares de pessoas presentes no Parque Eixo Atlântico, com um concerto emotivo, antecedido por Stone Age, uma banda local de música Rock.
A 19 de agosto, Yvette Band estreou-se no palco das Festas de Bragança, antecedendo o animado concerto de um dos mais conceituados artistas da música popular portuguesa, Emanuel.
Com um estilo mais irreverente, Expensive Soul animaram a noite de 20 de agosto, num ambiente “mágico” onde também atuou a banda local Miopia Auditiva.
O dia 21 de agosto foi, como é já habitual, dedicado à pecuária e atividades agrícolas, iniciando, pela manhã, com a realização do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, que reuniu 98 animais e 29 criadores, no Recinto de Promoção e Valorização de Raças Autóctones.
No período da tarde, decorreu a final do Campeonato de Chegas de Touros do Concelho de Bragança, à qual assistiram mais de quatro mil pessoas. O Campeonato iniciou a 6 de maio e contou com a participação de 46 animais, de 38 criadores, divididos em três classes (Touros Cruzados, Mirandeses > 5 anos e Mirandeses < 5 anos) e seis eliminatórias.
Conhecida como “a mais longa noite do ano”, o arraial de Bragança levou muitos milhares de pessoas ao Parque Eixo Atlântico, onde puderam assistir, além dos concertos das bandas locais Banda Norte FN e Linha da Frente, ao espetáculo dos D.A.M.A., uma reconhecida banda do panorama nacional.
O programa das festividades terminou a 22 de agosto, com as cerimónias dedicadas à padroeira da Cidade, Nossa Senhora das Graças, com a Eucaristia na Igreja Sé Catedral, celebrada pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, e a tradicional Procissão Solene, que contou com a presença 45 andores de paróquias de todo o Concelho de Bragança e milhares de fiéis.
A fechar as festividades, nessa noite, aconteceu o tão aguardado espetáculo piromusical, entretanto adiado devido à Situação de Alerta de Risco de Incêndio, decretada pelo Governo para a noite anterior. Assim, o Fogo de Artifício foi lançado numa noite de festa inédita, para delícia dos milhares de pessoas que, um pouco por toda a cidade, ficaram de olhos postos no céu, maravilhadas com o mosaico de cores que se ia desenhando lá no alto. A anteceder e a fechar este espetáculo, o Palco do Parque Eixo Atlântico recebeu a atuação da Banda Zé Ferreira.
Na organização das Festas de Bragança, o Município de Bragança contou com a colaboração da Fábrica da Igreja de Nossa Senhora das Graça, das Freguesias e Uniões das Freguesias, Comissões Fabriqueiras, Bombeiros Voluntários, forças de Segurança e Associações do Concelho de Bragança.