-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Município assina protocolo de colaboração com a Cáritas Diocesana Bragança-Miranda
Município assina protocolo de colaboração com a Cáritas Diocesana Bragança-Miranda
O Município de Bragança assinou, ontem, um protocolo de colaboração com a Cáritas Diocesana Bragança-Miranda. Um ato formal que reforça a cooperação institucional no domínio da proteção civil, com foco na prevenção, socorro, assistência e recuperação em eventuais situações de emergência.
O Município de Bragança passará a apoiar o Grupo de Emergência e Catástrofes (GEC) da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda através da disponibilização de condições à operacionalização e coordenação de uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), após articulação com o Centro Distrital da Segurança Social de Bragança. Serão, também, disponibilizados equipamentos que possam dar apoio para iniciativas temáticas do GEC e, ainda, o transporte de equipamento e primeira equipa para a instalação da ZCAP.
Importa referir que o GEC da Cáritas é um grupo constituído, exclusivamente, por voluntários (profissionais de diversas áreas e jovens estudantes), cuja missão é operacionalizar as responsabilidades atribuídas à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, no âmbito dos Planos Nacional, Distritais e Municipais de Emergência e Proteção Civil. O GEC está organizado em 5 áreas de intervenção: Equipa de Psicologia; Equipa de Assistência Social; Equipa de Evacuação e Resgate; Equipa de Logística e Equipa de ZCAP.
O protocolo outorga à Cáritas responsabilidades em caso de eventual catástrofe no Concelho de Bragança, tanto na fase de emergência, quanto na de reabilitação, incluindo evacuação, resgate, apoio logístico e psicossocial. Fica, também, garantida a disponibilidade, em prontidão, de equipas multidisciplinares para intervenção em situações de catástrofe, calamidade ou acidente grave, e a participação em diversas ações relacionadas com o Serviço Municipal de Proteção Civil, como simulacros.
Recorde-se que a intervenção em emergências é uma finalidade fundamental da Cáritas, nos seus vários âmbitos de atuação. A Cáritas Portuguesa integra o Sistema Nacional da Proteção Civil, assumindo as missões que lhes estão atribuídas no respetivo Plano Nacional de Emergência, enquanto “organismo e entidade de apoio de cariz social”. Importa referir que Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda integra a Comissão Municipal de Proteção Civil.
Assim, este protocolo representa a garantia de uma resposta eficaz e coordenada em situações de emergência, promovendo a colaboração para a salvaguarda da comunidade.