-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Município de Bragança celebra protocolos com Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho
Município de Bragança celebra protocolos com Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho

“O concelho de Bragança muito se pode orgulhar do trabalho desenvolvido pelas suas duas Associações de Bombeiros Voluntários, sendo papel do Município estar a seu lado e apoiar no dia-a-dia destas instituições”.
Palavras proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a cerimónia de assinatura de Protocolos de Cooperação Institucional entre o Município e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, que teve lugar no dia 28 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O apoio às associações, para 2020, representa um valor global de 333.582,43€.
“Os Bombeiros do nosso concelho são braços armados da proteção civil municipal, com um papel importantíssimo para o bem estar e socorro das populações”, referiu o Presidente, sublinhando que “é importante reconhecer e apoiar estas corporações”.
Assim, sendo a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança receberá um apoio anual global de 254.700,43 euros, que inclui os encargos com o atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, com o Grupo de Intervenção Permanente, com o serviço básico de salvamento e luta contra incêndios, com o abastecimento de água às populações, com o serviço com a autoescada e com os serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais.
“A título de exemplo, cerca de 111 mil euros constantes do protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança servem, em exclusivo, para garantir as obrigações de segurança afetas à carreira área Bragança-Portimão, além das restantes despesas fixas que o Município assegura para garantir a sua presença no Aeródromo Municipal”, destacou o Hernâni Dias. “É um esforço financeiro significativo para garantir um serviço público a bem de toda a região, apenas possível pelo esforço do Município e com a prestimosa colaboração dos Bombeiros”, referiu.
Por sua vez, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda será concedido um apoio financeiro anual de 78.882,00 euros para atividades correntes da Associação, nomeadamente no âmbito do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do abastecimento de água às populações e dos serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais.
“O protocolo aqui assinado será ajustado, no final do seu prazo, mediante os serviços prestados pelas corporações”, concluiu o Presidente.
Recorde-se que, em 2019, o apoio prestado às duas associações foi de 287.226,60 euros, representando, em 2020, um acréscimo de aproximadamente 14%.