Município de Bragança garantiu apoio do Governo para mitigação dos efeitos consequentes do incêndio no Parque Natural de Montesinho
Conteúdo atualizado em2024/08/3012:02
O Município de Bragança garantiu, ontem, o apoio do Governo para mitigação dos efeitos consequentes do incêndio ocorrido recentemente no Parque Natural de Montesinho.
A garantia foi dada durante uma reunião entre o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e o Executivo Municipal, na presença de representantes de diversas entidades com competências na matéria - Nuno Banza, Presidente do ICNF, Sandra Sarmento, Diretora Regional do Norte do ICNF, Nuno Sequeira, do Conselho Diretivo do ICNF, responsável pela GFR - Gestão de Fogos Rurais, Miguel Gonçalves, Sub-Diretor do GFR do Norte, Carlos Martins, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Jaime Loureiro, Élio Vaz e Pedro Afonso, Presidentes das Juntas de Freguesia da área afetada (Rabal, Carragosa e França, respetivamente) - e representantes de outros órgãos.
Esta visita ao local do incêndio foi realizada no sentido de consolidar uma estratégia conjunta para recuperação da área ardida. Haverá, por parte do Governo, um apoio no valor aproximado de 200 mil euros para a estabilização de emergência da área afetada, a ser gerido pelo Município de Bragança, para evitar mais consequências do incêndio. Os trabalhos a realizar consistem na consolidação de solos (prevenindo que, às primeiras chuvas, os detritos poluam as linhas de água), a supressão de zonas de incêndio e a recuperação da área ardida. Parte dessas operações estão já em curso, com recursos do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Está em curso, também, uma avaliação aprofundada dos prejuízos materiais para a comunidade.