Município de Bragança reforça apoio à pecuária com protocolos de 98.600 euros para garantir sanidade animal
Conteúdo atualizado em2025/04/0216:05
Foram celebrados, ontem (1 de abril), protocolos entre o Município de Bragança e a Associação de Criadores de Gado de Bragança e a Associação de Criadores de Gado e Agricultores – ACRIGA, no valor global de 98.600,00 euros, para apoiar os criadores e produtores do Concelho no que diz respeito aos custos das intervenções de sanidade animal obrigatória.
Estes protocolos garantem a comparticipação do Município em todos os custos, normalmente assumidos pelos criadores do concelho, relativos às ações de prevenção médica veterinária e sanitária de rastreamento de tuberculose bovina, brucelose bovina, leucemia enzoótica bovina e brucelose dos ovinos e caprinos dos efetivos no 1.º controlo, previstas no Programa Sanitário, para o período de janeiro a dezembro de 2025. Assim, são abrangidos, no total, cerca de 2850 bovinos, com idade igual ou superior a 42 meses, e 27930 pequenos ruminantes (jovens e adultos), legalmente registados no concelho de Bragança.
Trata-se de uma medida implementada, desde 2019, pelo Município de Bragança que, desde então, representa um investimento global de cerca de 500 mil euros no setor pecuário. Desta forma, o Município fomenta e incentiva a produção animal, a atividade económica e o desenvolvimento local, ao mesmo tempo que assegura a saúde e a salubridade públicas e contribui para a coesão territorial e sustentabilidade ambiental.
Além desta medida, o Município de Bragança reitera o apoio aos agricultores e à pecuária do concelho, ao promover e incentivar a realização de eventos, como o Concurso de Bovinos de Raça Mirandesa do Concelho de Bragança, o Concurso Nacional de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana Branca, o Concurso Nacional da Raça Churra Galega Bragançana Preta e o Concurso Nacional da Cabra Preta de Montesinho, entre outras iniciativas.