Município sensibiliza e informa Juntas de Freguesia sobre o “Planeamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais” e o “Combate às Doenças e Pragas dos Castanheiros”
Conteúdo atualizado em2025/04/0317:10
O Município de Bragança promoveu, ontem, uma sessão com duas ações de sensibilização, destinadas a Presidentes de Juntas de Freguesia, sobre o “Planeamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2025)” e os trabalhos em curso relativamente ao “Combate às Doenças e Pragas dos Castanheiros”.
A sessão foi desenvolvida no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), tendo contado com a participação de vários dos intervenientes no DECIR 2025. O Comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, Noel Afonso, apresentou o Sistema Nacional de Proteção Civil, o papel dos autarcas (do Município e das Freguesias) e do SMPC e, também, o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”. O Representante do ICNF, Samuel Martins, expôs a evolução do perigo dos incêndios no contexto das alterações climáticas e dos incêndios extremos, fora da época, que podem afetar a região. Demonstrou, ainda, a importância dos meios do Município no combate a incêndios e do trabalho colaborativo das várias instituições envolvidas no DECIR. O representante da GNR, Reis Morais, explicou a disposição legal das limpezas dos terrenos, das atividades permitidas ou não no período de maior risco, bem como a regulação das queimas e queimadas.
Quanto à comunicação relativa ao “Combate às Doenças e Pragas dos Castanheiros”, Albino Bento, da Escola Superior Agrária, apresentou os resultados das largadas de parasitoides em 2024 e as necessidades para este ano. Sobre o combate à vespa da galha do castanheiro, iniciado em 2018, importa referir que o Município investiu, em favor dos produtores agrícolas do concelho, um valor aproximado de 225 mil euros, num total de 967 largadas.