A Biblioteca Municipal de Bragança assinalou, ontem, o 50.º Aniversário do 25 de abril e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, com a iniciativa “Noite dos Livros Censurados”.
“Esta noite repleta de emoções dá ainda mais sentido ao conjunto de iniciativas que estamos a promover para celebrar esta data. É preciso não deixar cair no esquecimento o passado, perceber os reais valores de abril, para que os possamos preservar e manter no futuro”, referiu Fernanda Vaz Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, no encerramento da sessão.
Uma atividade que contou com a participação voluntária de vários membros da sociedade civil e da comunidade escolar brigantina, além da autora infantil Luísa Ducla Soares.
A sessão contou com a narração de episódios do tempo da ditadura, incluindo notícias da época, poemas e outros excertos censurados pela então PIDE. Houve espaço, também, para momentos musicais, dramatizações ligadas à temática e testemunhos.
De referir que esta iniciativa fez parte integrante da programação do Município de Bragança para as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.