-
Serviços e Informações
-
Notícias
- O Futuro Parque Temático da Trajinha [1.ª Fase de Construção]
O Futuro Parque Temático da Trajinha [1.ª Fase de Construção]
![O Futuro Parque Temático da Trajinha [1.ª Fase de Construção]](/thumbs/cmbraganca2020/uploads/news/image/2821/outdoor_trajinha___final_01_1_2500_2500.jpg)
- Obra: Parque Temático da Trajinha
- Investimento [1.ª Fase]: 905.632,17 euros
- Financiamento: FEDER/Norte2020
O novo parque urbano da cidade procura ser muito mais do que um espaço verde, apostando numa componente lúdica, de saúde e de bem-estar, assente nos recursos naturais de Trás-os-Montes. Uma infraestrutura importante para a afirmação de Bragança enquanto Eco-Cidade, numa perspetiva de valorização dos seus recursos endógenos e na melhoria da qualidade de vida e usufruto da própria cidade.
Um espaço com uma imagem muito naturalizada, em que predomine o carácter da paisagem transmontana e das características próprias do lugar, em simbiose com o dia-a-dia da população. Assim se idealizou o Parque Temático da Trajinha: um espaço para usufruto de todos, em harmonia com a típica paisagem transmontana. Uma clara aposta nas vertentes de educação ambiental e da conservação das espécies e dos seus habitats naturais, potenciando, assim, um território repleto de recursos bem característicos das Terras Frias Transmontanas.
Trata-se, portanto, de um meio para atrair e reter investimentos (com o aproveitamento de espaços em projetos para fases posteriores), a longo prazo. Já a curto/médio prazo, o projeto prevê a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, enquanto instrumento de qualificação territorial e de valorização dos recursos endógenos, com benefícios e mais-valias para as populações locais e para as gerações vindouras.
O Parque Temático da Trajinha pretende, ainda, interligar os recursos dos espaços naturais já existentes, como o Parque Natural de Montesinho, por forma a criar uma dinâmica nesta zona territorial e transfronteiriça. Este projeto deverá, também, possuir e executar um programa pedagógico para os visitantes, em particular para a comunidade escolar, baseado na compreensão da biologia, da ecologia, da conservação das espécies autóctones e dos seus habitats naturais, bem como da geologia e etnografia do lugar.
Assim, o Parque Temático da Trajinha tem como objetivos estratégicos, não apenas a conceção de serviços apelativos à captação de turismo nacional e internacional, mas também a criação de um espaço que não se cinja só a uma temática, mas sim a um conjunto abordagens, tais como: Natureza; Tradição; Educação; Saúde e Bem-Estar; Lazer; Desporto/Aventura; Eco-Cidade; Ambiente; Educação Ambiental.