Plano Nacional de Saúde 2030 “em Movimento”
Conteúdo atualizado em2024/10/2217:35
Bragança foi a cidade do Norte do País escolhida para acolher a apresentação do projeto “PNS em Movimento” (Plano Nacional de Saúde), que decorreu, hoje, no Teatro Municipal de Bragança, sob a temática “Natalidade, Longevidade e Envelhecimento Saudável”.
“Este é, sem dúvida, um instrumento essencial que estabelece as orientações estratégicas da política de saúde, que contribui para a redução das desigualdades e para o aumento do bem-estar de cada um de nós. Para tal, é fundamental mobilizar não somente os profissionais e serviços de saúde, como as demais entidades locais e regionais, rumo a um Compromisso Social para a Saúde Sustentável”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, presente na sessão de abertura do evento.
Já a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Vaz Silva, participou no painel “Alcançar Saúde Sustentável: das necessidades e expectativas de saúde à melhoria da saúde e bem-estar das Pessoas e Populações”, em que destacou a importância do trabalho desenvolvido, pelo Município de Bragança, nesta área, tendo “abraçado projetos estruturais e inovadores, com resultados que nos colocam entre os lugares cimeiros em indicadores de qualidade, no que diz respeito a vetores relacionados com a economia sustentável”.
Recorde-se que o PNS 2030 é um projeto para a década, com o objetivo de promover mais vida e melhor saúde, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O PNS assume-se, assim, como fundamental no que toca às políticas de saúde nacionais, cumprindo um “papel agregador e orientador das medidas consideradas mais relevantes para obtenção de mais ganhos em saúde por parte da população portuguesa”.