-
Serviços e Informações
-
Notícias
- PSP comemora 146 anos com a inauguração do novo Centro de Comando e Controlo Operacional/Observatório de Mobilidade Urbana do Município de Bragança
PSP comemora 146 anos com a inauguração do novo Centro de Comando e Controlo Operacional/Observatório de Mobilidade Urbana do Município de Bragança















O Comando Distrital de Bragança da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra, hoje, o seu 146.º aniversário. A comemoração incluiu uma sessão solene, com a presença de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, e do Superintendente Chefe Constantino Ramos, Diretor Nacional Adjunto da PSP, seguida da inauguração de um importante instrumento de gestão policial – o Centro de Comando e Controlo Operacional, que agrega o Observatório de Mobilidade Urbana do Município de Bragança.
Um Protocolo de Colaboração entre a PSP e o Município de Bragança permitiu a criação do Observatório de Mobilidade Urbana Sustentável (OMUS) e do Centro de Comando e Controlo Operacional (CCCO). Dois serviços que se materializam numa nova ferramenta de trabalho localizada nas instalações da PSP de Bragança, cujo equipamento (mobiliário, hardware e software) foi financiado inteiramente pelo Município. Soluções que permitirão otimizar a gestão policial, potenciando uma proteção mais eficaz às populações, e monitorizar os sistemas de informação nas áreas da segurança, da vigilância, da gestão da mobilidade e da qualidade ambiental instalados na área do município.
“Trata-se de um novo equipamento operacional ao serviço da PSP de Bragança, que por permitir servir melhor a nossa população, merece o total apoio por parte do Município”, considerou Hernâni Dias, reforçando que “o papel da Polícia é fundamental para os índices de segurança do nosso concelho, pelo que todos, desde os oficiais, chefes, agentes e pessoal técnico de apoio à atividade operacional, merecem um reconhecimento público pela qualidade do serviço prestado”.
O Presidente do Município de Bragança deixou, também, as suas preocupações quanto “à falta de agentes no Comando de Bragança”. “Vivemos num território cada vez mais dinâmico e atrativo, que vê as suas forças sub-dimensionadas. Bragança merece uma atenção especial por parte das entidades responsáveis, por forma a aumentar o seu quadro de efetivos”, concluiu.
A sessão solene ficou concluída com a imposição de condecorações e a atribuição de diplomas de louvor.
Durante a tarde, as comemorações prosseguem com a inauguração da exposição “Em Tempo de Máscaras quem Fala São os Olhos”, no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que procura caracterizar aquilo que foi o quotidiano da sociedade nos últimos dois anos com as máscaras, numa colaboração com os polícias da Divisão Policial de Oeiras.
Dar nota de que, este ano, as comorações do aniversário do Comando de Bragança da PSP decorreram hoje (4 de março) e não a 24 de julho, como habitualmente, uma vez que foi descoberta, recentemente, na Torre do Tombo, uma ata que atesta a verdadeira data da criação do então denominado “Corpo de Polícia Civil”, no ano de 1876. A descoberta deste documento revela que, afinal, o “Corpo de Polícia Civil” de Bragança foi o quarto a ser criado em Portugal e não o sexto, como se pensava até aqui.