-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Secretária de Estado da Cultura visita Bragança
Secretária de Estado da Cultura visita Bragança




















O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, recebeu, hoje, no Salão Nobre do Município de Bragança, a visita da Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro. Em cima da mesa estiveram temas como o Museu da Língua Portuguesa e as ações em curso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Acompanhado pela Vice-presidente da Câmara Municipal, Fernanda Vaz Silva, e pelas Vereadoras, Olga Pais e Cristiana Batouxas, Paulo Xavier apresentou a situação atual do Município de Bragança, relativamente às temáticas sob a tutela da Secretária de Estado, nomeadamente as questões relacionadas com o Museu da Língua Portuguesa e as ações no âmbito do PRR em curso em Bragança.
Sobre o Museu da Língua Portuguesa, a Secretária de Estado da Cultura reconheceu que se tratava de uma obra interessantíssima e de elevada importância não apenas para a região, mas para o próprio país.
Já em relação às obras do PRR foi dado conhecimento, por parte do Município, à tutela, do atual estado das intervenções para melhoria de infraestruturas, redes e condições de mobilidade no património gerido pela administração central, mas cujas intervenções estão a ser executadas e coordenadas pelo Município. No Museu do Abade de Baçal, a obra encontra-se em andamento, ainda que numa fase inicial, nomeadamente os trabalhos de reparação das coberturas, paredes exteriores e sistema de climatização (AVAC), prevendo-se, ainda, a de melhoria de acessibilidades e da rede wi-fi, numa fase posterior. Quanto às obras de beneficiação da Domus Municipalis, que preveem trabalhos de limpeza geral/conservação e instalação de infraestrutura elétrica (iluminação), as mesmas encontram-se adjudicadas, prevendo-se o seu início em setembro deste ano.
A receção à Secretária de Estado da Cultura prosseguiu com uma visita técnica às instalações do Museu do Abade de Baçal, acompanhada pelo Diretor daquele espaço, Jorge da Costa, e da Domus Municipalis.
O período da tarde foi reservado para uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, que contou com a presença da afamada pintora transmontana. Por fim, a Secretária de Estado aproveitou para conhecer mais sobre o património edificado e passou, ainda, pela Igreja da Sé.