-
Serviços e Informações
-
Notícias
- Vem aí o Plast&Cine 2018 – Georges Dussaud | Vida & Obra
Vem aí o Plast&Cine 2018 – Georges Dussaud | Vida & Obra

De 19 a 20 de outubro (sexta e sábado), Bragança torna-se palco de mais uma edição do Plast&Cine, desta vez em homenagem a Georges Dussaud, um dos mais célebres ícones da fotografia e reconhecido, sobretudo, pelos seu trabalho a retratar o quotidiano dos transmontanos, no geral, e dos brigantinos, muito particularmente.
“Toda a comunidade (Agrupamentos de Escolas, IPSS’s e Comercio Local) está envolvida nesta homenagem sincera a Georges Dussaud, o fotógrafo que tem retratado e contribuído, como poucos, para eternizar no tempo as nossas gentes e a nossa essência”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a apresentação do evento à imprensa, no dia 15 de outubro, no Centro de Fotografia Georges Dussaud. “Um equipamento cultural muito bem dinamizado, que recebeu alguns investimentos significativos por parte do Município, para que possa ser valorizado e tornar-se, cada vez mais, numa referência”, acrescentou.
Assim, ao longo destes dois dias, os espaços públicos e culturais e as gentes de Bragança retratam a vida e obra deste francês que certo dia encontrou, por um acaso, a região e quis saber mais. Serão mais de 200 os intervenientes na cerimónia de abertura, dia 19 pelas 14h00, na Praça da Sé, a darem as boas vindas ao homenageado, com um espetáculo cheio de cor, música, dança e teatro. Os espaços públicos transformar-se-ão numa moldura gigante, o comercio local não fica de fora e decora as suas montras de acordo com o tema. Depois da inauguração, Dussaud é encaminhado para os espaços culturais de Bragança, entre eles o Centro de Fotografia batizado com o seu nome, onde está patente a exposição “Georges Dussaud| A norte do norte – Trás os Montes na década de 80”, com curadoria de Jorge Costa.
Ainda na sexta feira, dia 19, a partir das 21h30, no Auditório Paulo Quintela, o jornalista Pedro Mesquita fica à conversa com os fotojornalistas Adriano Miranda, Lucília Monteiro e Violeta Santos Moura.
No segundo e último dia do Plast&Cine 2018, 20 de outubro, acontece pelas 16h00, um dos pontos altos do programa, com a conferência “Georges Dussaud– Vida e Obra”, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança, que conta com as presenças, para além do homenageado, de Graça Morais, Joana Providência, Clara Crabbé Rocha, Sérgio Andrade e José Rodrigues Monteiro, moderados pelo jornalista Nuno Moura Brás.
Ainda antes do encerramento do programa é lançado, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, pelas 21h30, o livro da edição do Plast&Cine de 2017, Souto de Moura- Vida e obra, por Luís Mário Doutel.
O projeto Plast&cine 2018 resulta de uma parceria entre o Município de Bragança e a Editorial Novembro, que pretende homenagear em cada certame, uma figura ligada às artes e divulgar a sua vida e obra, envolvendo ativamente toda a comunidade, levando à interação de vários públicos, na presença do homenageado.
Mais informações em: https://www.cm-braganca.pt/frontoffice/pages/540?event_id=967