VOTO DE PESAR - Jorge Sampaio
Conteúdo atualizado em2021/09/1015:10
A Câmara Municipal de Bragança manifesta profundo pesar pelo falecimento de Jorge Fernando Branco de Sampaio, uma figura incontornável da vida pública em Portugal.
Ao longo da sua vida, foi advogado, deputado, autarca, secretário-geral do PS e desempenhou os mais altos cargos políticos no país.
Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.
Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado, em 2006, pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.
Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013, com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.
Como todos os grandes políticos, viveu rodeado de grandes causas, grandes ações e grandes controvérsias. É, contudo, consensual o seu empenho, a sua simplicidade e, acima de tudo, o seu sentido de Estado.
Ao Partido Socialista, aos amigos e à família endereçamos sentidas condolências.