-
Visitar
-
Agenda de eventos
-
Todos os eventos
- A Morte, O Diabo e A Censura - Quarta-feira de Cinzas
A Morte, O Diabo e A Censura - Quarta-feira de Cinzas
A Academia Ibérica da Máscara vai promover a celebração da Quarta-feira de Cinzas de Bragança.
A Academia Ibérica da Máscara vai promover a celebração da Quarta-feira de Cinzas de Bragança. O ritual, protagonizado pelo trio de personagens diferenciadas nos seus papéis, a Morte, o Diabo e a Censura, perdeu-se há mais de 10 anos, deixando paulatinamente de se realizar à medida que a zona histórica da cidade se foi despovoando.
A Morte, o Diabo e a Censura atuavam em conjunto e o seu objetivo era alcançar as moças solteiras e, quando logravam o seu intento, castigavam-nas com fortes vergastadas. Num passado não muito remoto, este ritual assumia proporções verdadeiramente aterradoras. A sua finalidade era instituir o terror, sobretudo pela presença da morte, e lembrar às pessoas que a Quarta-feira de Cinzas é o dia da penitência. Além disso, havia que chamar a atenção dos fiéis para o primeiro dia da Quaresma, devendo, por isso, fazer penitência.
Por sua vez, as moças e a criançada refugiavam-se em casa e saíam às janelas e às varandas de onde provocavam o trio de personagens, gritando: tens popori de vir aqui!
Sendo um ritual popular, a Quarta-feira de Cinzas em Bragança acabava por se tornar um dia divertido, ou seja, mais um dia de Carnaval.
Após este período de interrupção, a Academia Ibérica da Máscara desenvolve esta ação, com o objetivo da revitalização deste ritual.
Assim, às 14H30, o trio de mascarados sairá à rua, começando o seu ritual percurso no largo do Castelo, na Cidadela, onde desenvolverá a sua ação no restrito respeito pela tradição.
O percurso continua descendo da Cidadela até ao largo do Principal; percorrerá as ruas que dão acesso à praça da Sé, rua Alexandre Herculano, rua Almirante Reis, largo dos Correios, praça Cavaleiro de Ferreira, avenida João da Cruz, Centro Comercial, Mercado Municipal, terminando na Câmara Municipal.
14:30 horas