-
Visitar
-
Agenda de eventos
-
Todos os eventos
- O Lago dos Cisnes - Companhia Nacional de Bailado
O Lago dos Cisnes - Companhia Nacional de Bailado

M/6 (descontos aplicáveis)
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO APROX.: 2h20
FAN – FESTIVAL DE ANO NOVO
O Lago dos Cisnes é um clássico incontornável da história da dança. Desde a sua estreia, não muito gloriosa, que foi revisitado inúmeras vezes por todo o mundo, em versões que tomaram as mais diversas formas e feitios. A música de Tchaikovski continua, no entanto, a ser a grande inspiração, mesmo nas produções que mais romperam com a tradição. O famoso segundo ato, o ato branco, segundo Lev Ivanov, é também o ato icónico e praticamente intocável de todo o classicismo da dança, na sua conceção quase abstrata da figura de mulher-cisne e na utilização do corpo de baile.
Nesta produção da Companhia Nacional de Bailado estreada em fevereiro de 2013 quisemos reproduzir essa tradição coreográfica em toda a sua pureza de estilo, partilhando-a com as imagens e a dramaturgia do cineasta Edgar Pêra. A Fernando Duarte, coube a reconstrução coreográfica e coreografia adicional.
Precisaremos assim tanto deste abandono aos velhos mitos e lendas, destas insistentes releituras contemporâneas, desta nova e ousada lógica teatral? Claro que sim, uma vez que dela depende absolutamente a sobrevivência do repertório clássico, cuja linguagem técnica deixa escassa margem a reinterpretações mais criativas, menos tradicionais. A dança clássica, alicerçada em regras rígidas e premeditadas, faz com que os seus intérpretes disponham apenas da pantomima e da técnica para encarnarem personagens psicologicamente quase unidimensionais. Ela só continuará a ser popular se trouxer até nós cisnes que nos sobrevoem, abençoando-nos como o fizeram quando Apolo nasceu, príncipes que nos alertem dos medos e nos convoquem o sonho, barões maléficos que nos desencantem dos nossos sortilégios. Mas,acima de tudo, que todos eles falem de nós e que connosco também dancem.
Rui Esteves
FICHA ARTÍSTICA:
Direção Artística Luísa Taveira
Coreografia Fernando Duarte
Filme Edgar Pêra
Música P.I.Tchaikovski
Figurinos José António Tenente
Desenho de Luz Nuno Meira
Fotografia Claudia Varejo
AUDITÓRIO | 15h00