Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos no Brigantia EcoPark
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos ficará instalado no Brigantia EcoPark, que se encontra em fase final de construção.
O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos ficará instalado no Brigantia EcoPark, que se encontra em fase final de construção. Assim sendo, foi assinado, no dia 18 de julho, pelos 27 parceiros envolvidos no processo, um acordo de cooperação, em cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança e também Presidente da Direção da Associação para o desenvolvimento do Brigantia EcoPark, Hernâni Dias.
O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos tem como missão promover o desenvolvimento do setor dos frutos secos, nomeadamente a castanha, a amêndoa, a noz, a avelã, a alfarroba e o pinhão, entre outros, em Portugal, através do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.
Em Trás-os-Montes, a agricultura gera 6 por cento do PIB, representando a produção de frutos secos mais de 80 por cento da produção nacional, no caso da castanha, da noz e da amêndoa, sendo, em alguns locais, a principal fonte de rendimento das populações rurais.
Vídeo: