Resultados do Inquérito de Satisfação aos Clientes
Resultados do Inquérito de Satisfação aos Clientes
2009/05/06
Serviços de água e saneamento - 2008
O presente inquérito, realizado no mês de Setembro de 2008, a um universo de 22 000 clientes dos serviços de fornecimento de água e de recolha e tratamento de saneamento, teve uma taxa de adesão de aproximadamente 6% relativamente ao número de inquéritos enviados.
O inquérito avaliou quatro aspectos distintos relacionados com os serviços prestados, a discriminar:
1.Instalação da Sede;
2.Atendimento;
3.Serviços de Águas e Saneamento;
4.Facturação.
Relacionados com os quatro títulos descritos, foram motivo de consulta de opinião vinte e seis pontos, considerados críticos dos serviços prestados.
Cada um destes pontos foi avaliado, através de uma escala de medição do grau de satisfação com cinco níveis, que variava entre o “muito satisfeito” e o “sem opinião”.
Dos resultados apurados e com excepção de um único ponto consultado, todos os restantes vinte e cinco foram motivo de opinião positiva, tendo a esmagadora maioria das respostas demonstrado satisfação pela forma como a generalidade dos serviços são prestados aos clientes/utentes.
Relativamente ao título facturação o único ponto considerado insatisfatório, diz respeito ao tarifário aplicado, resultado a que não estará alheia a fase de implementação de tarifação de água na área rural, em curso desde o ano de 2006 e neste momento praticamente concluída.
Finalmente, de destacar todo o contributo prestado pelos utentes dos serviços, apresentando sugestões de melhorias e críticas positivas, algumas das quais já aproveitadas e implementadas nos serviços.