Bragança e León mais próximas

Desta 1 720 1000
18 de Maio de 2016

Desde o dia 17 de maio que existe legal e formalmente o Agrupamento Europeu de Cooperação (AECT) León-Bragança.

A assinatura da constituição formal decorreu no Palácio dos Guzmanes em León, onde se aprovaram os estatutos desta entidade que terá como Presidente, nos próximos dois anos, o Presidente da Diputación de León, Juan Martinez Majo, e como Vice-Presidente, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias. Cargos que vão alternar-se de dois em dois anos.

Através da criação do AECT León-Bragança pretende-se, sobretudo, reforçar a cooperação entre as duas regiões, dinamizar as economias locais e promover o turismo, potenciando a criação de riqueza e emprego. É, por isso, um instrumento, a partir do qual se visa valorizar os recursos endógenos existentes nos dois territórios, criar iniciativas conjuntas com vista à obtenção de financiamento comunitário.

Recorde-se que, o primeiro passo para a constituição do AECT León-Bragança foi dado há cerca de dois anos.

Após a constituição do AECT León-Bragança, realizaram-se reuniões entre o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, representantes da Diputación de León, técnicos das duas entidades, empresários ligados à restauração e hotelaria de León e um representante do Cabildo de León, Máximo Ráscon, sobre turismo religioso, cultura e promoção económica, entre outros assuntos.