Município de Bragança apoia doentes e famílias com patologias crónicas e incuráveis

31 de Outubro de 2016

Desde março de 2015 a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) da Terra Fria, que conta com o apoio financeiro anual do Município de Bragança, em cerca de 14 mil euros, já acompanhou 227 doentes e respetivas famílias, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.

“Esta iniciativa, resultado de uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), os Municípios da área de intervenção, e a Fundação Calouste Gulbenkian, tem contribuído para que um maior número de doentes com patologias crónicas e incuráveis possam permanecer nos seus domicílios, durante o maior tempo possível, acompanhados por uma equipa multidisciplinar que assegura uma assistência clínica especializada nas suas próprias casas.

Disponível 24 horas por dia, a equipa multidisciplinar da UDCP da Terra Fria é composta por um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um fisioterapeuta e uma educadora social e conta, ainda, com o apoio das Unidades de Cuidados na Comunidade deste três concelhos.

Só nos últimos seis meses, estes profissionais efetuaram 2.393 visitas domiciliárias, tendo totalizado, desde o início do projeto, 4.359 visitas a casa dos doentes, o que se traduz numa média de 9 visitas diárias, repartidas pelos cinco elementos da equipa. Foram ainda efetuados por esta equipa um total de 1.868 contatos telefónicos, 855 dos quais nos últimos seis meses. Neste período também foram acompanhados 87 novos doentes e respetivas famílias.

A maioria dos utentes acompanhados no seu domicílio tem doença oncológica, apesar de também haver casos relacionados com outras patologias, como por exemplo vítimas de demências, Acidentes Vasculares Cerebrais, insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória.”

(Texto adaptado da publicação da ULSNE. Fotografia: ULSNE)