Passar para o Conteúdo Principal
CM Bragança

553 anos de Bragança Cidade

Destaque 1 720 1000
20 de Fevereiro de 2017

Milhares de pessoas associaram-se às comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade, a nona mais antiga de Portugal, a partir do dia 18 de fevereiro e que culminaram com uma Sessão Solene Comemorativa, a 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Bragança.

O dia 18 de fevereiro começou com a alvorada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Bragança, que percorreu algumas das ruas do Centro Histórico.

Apesar das condições atmosféricas, que não permitiram, por exemplo, a realização dos voos de balão de ar quente, previstos para este dia, foram muitos os cidadãos que participaram nas atividades que integravam o programa, como o MovicantaBebé e a Hora do Conto, na Biblioteca Municipal.

Também as iniciativas ao ar livre tiveram bastante adesão por parte dos bragançanos, como os karts a pedais, insufláveis, a torre multiactividades do Exército e as atuações da Real Tuna Universitária de Bragança, da Tôna Tuna – Tuna Feminina e da Rauss Tuna, ou a Mega Aula de Hidroginástica, na Piscina Municipal.

O primeiro dia, que terminou com o espetáculo de dança “O Reino Maravilhoso”, no Teatro Municipal de Bragança, incluiu, ainda, a inauguração das exposições “Proporção e Desígnio”, de Eduardo Souto de Moura, e “Diários sem ordem - As imagens e as palavras”, de Graça Morais, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Já no dia 19 de fevereiro, o espetáculo “Viver Bragança, 553 anos de Cidade”, atraiu milhares de pessoas à Praça da Sé, que assistiram às atuações do Coro 100 vozes, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, do Grupo de Dança do Clube Académico de Bragança, do Articulado de Dança do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, da Academia JDC, do Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia - 3XL, da Escola de Dança “Pé de Dança” e de Ghost, a que se seguiu a arruada pelas Bandas de Música de Bragança, de Izeda e de Pinela, que tocaram os “Parabéns a Você” a Bragança, juntamente com os presentes.

No final, foi oferecido o bolo comemorativo dos 553 anos de Bragança Cidade, confecionado pelos 12 pasteleiros de Bragança.

As comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade culminaram com a inauguração do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita e com uma Sessão Solene Comemorativa, na noite de 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Bragança. 

 

Registo Fotográfico

 

voltar ao topo
área de munícipe

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso à Subscrição de Newsletter, entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Bragança
Forte S. João de Deus
5300-263 Bragança
Tel: 273 304 200 | Fax: 273 304 299

logótipos EU