Bragança no top 3 do ranking global da Presença na Internet das Câmaras Municipais

Ipic brgc 1 720 1000
08 de Maio de 2017

O Município de Bragança foi distinguido, no dia 5 de maio, durante uma cerimónia que teve lugar em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, por ter alcançado a terceira posição no ranking global da presença na Internet das Câmaras Municipais, entre os 308 municípios portugueses, e a primeira posição no universo dos 99 municípios de igual dimensão.

Este estudo, elaborado pelo GÁVEA – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, com o apoio da Microsoft Portugal, resulta da análise efetuada “aos sítios Web das câmaras municipais portuguesas, realizada com o intuito de retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes.
A análise é efetuada em função de quatro grandes critérios identificados na metodologia, nomeadamente: Conteúdos: Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Serviços Online; e, por último, a Participação Pública.
No que diz respeito ao critério “Conteúdos: Tipo e Atualização”, o Município de Bragança surge na primeira posição, no universo de todos os municípios portugueses.
Quanto ao critério “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sítios Web das câmaras municipais (relacionado com a qualidade da utilização dos sítios Web, com o posicionamento nos motores de busca, com o tempo de carregamento da página, se é acessível através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis, bem como a acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, qualidade da navegação e existência de motor de busca interno), Bragança encontra-se entre os dez primeiros classificados.