Município de Bragança homenageia Luísa Amaro

09 de Março de 2018

No Dia Mundial da Mulher, a 8 de março, o Município de Bragança prestou homenagem a Luísa Amaro, com a colocação de placa evocativa no Teatro Municipal de Bragança.

Já, anteriormente, o Município de Bragança distinguiu, com a colocação de placa no Teatro Municipal de Bragança, Eunice Muñoz, Maria do Céu Guerra, António Feio e José Pedro Gomes, Olga Roriz, Teatro de Garagem, Eurico Carrapatoso e a Companhia Nacional de Bailado.

A homenageada subiu aos palcos do Teatro Municipal de Bragança, onde atuou perante centenas de mulheres, que puderam assistir ao espetáculo gratuitamente, por ser Dia Mundial da Mulher.

Recorde-se que Luísa Amaro estudou Guitarra no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor José Lopes e Silva e prosseguiu, mais tarde, os seus estudos em Barcelona, com a grande guitarrista argentina Maria Luísa Anido. Em 1984, começa a tocar com Mestre Carlos Paredes (1925-2004), que acompanha por todo o mundo.

A artista é a primeira mulher a acompanhar em guitarra clássica, a guitarra portuguesa e a compor e a gravar com este instrumento musical.

Luísa Amaro pisou o palco do Teatro Municipal de Bragança pela primeira vez em 2016 – dia 19 de março – no ciclo Poetas ao Palco!, com o espetáculo: Poemas e uma guitarra e, em dezembro do mesmo ano, dia 7, para apresentação do seu disco – ARGUS.